Publicidade Banner Alesp TV
Início Geral Primeira Superlua de 2026 pode ser vista neste sábado (03)

Primeira Superlua de 2026 pode ser vista neste sábado (03)

Apesar de parecer 6% maior e 13% mais brilhante, Superlua de janeiro de 2026 não terá mudanças perceptíveis a olho nu.

0
Foto: Marcello Casal Jr
Publicidade Banner Energisa

Neste sábado, 3 de janeiro, os brasileiros poderão observar a primeira Lua Cheia de 2026, conhecida popularmente como “Superlua”. Oficialmente chamada de Lua Cheia de Perigeu, ela ocorre quando a Lua está no ponto mais próximo da Terra, chamado perigeu. A Lua Cheia acontecerá às 07h03, horário de Brasília.

Embora a Lua esteja cerca de 362.312 km da Terra, fazendo com que pareça até 6% maior e 13% mais brilhante do que uma Lua Cheia média, especialistas afirmam que essa diferença é praticamente imperceptível a olho nu.

Segundo o astrônomo Rodolfo Langhi, coordenador do Observatório de Astronomia da Unesp, a percepção de tamanho da Lua varia pouco, mesmo estando no Perigeu. “Para a maioria das pessoas, não haverá diferença visível. Apenas astrônomos ou quem observa a Lua com frequência poderão notar alguma variação mínima”, explicou.

O fenômeno é comum: todo mês a Lua passa pelo Perigeu e pelo Apogeu (ponto mais distante da Terra). Quando a Lua Cheia coincide com o Perigeu, recebe o nome de Lua Cheia de Perigeu ou Superlua. Já a menor Lua Cheia do ano, chamada Microlua, ocorrerá em 31 de maio, a 406.135 km de distância da Terra.

O físico João Batista Canalle, da UERJ, destaca que a chamada Superlua é apenas um fenômeno de proximidade e não altera fisicamente o tamanho ou brilho da Lua de forma significativa. “É a mesma Lua Cheia de sempre. É um nome enganador chamar de Superlua; ninguém verá uma diferença real”, afirmou.

Portanto, neste sábado, a primeira Superlua de 2026 poderá ser apreciada, mas sem mudanças dramáticas no céu — apenas um espetáculo sutil para os observadores atentos.