Publicidade Banner Alesp TV
Início Política Lula diz que não conseguiu “narrativa correta” sobre situação do país

Lula diz que não conseguiu “narrativa correta” sobre situação do país

Durante a última reunião ministerial de 2025, Lula afirmou que é preciso mostrar o que mudou no país desde o início do atual governo.

0
Foto: Marcelo Camargo
Publicidade Banner Energisa

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quarta-feira (17) que o governo precisa construir a “narrativa correta” para explicar à população o que aconteceu no Brasil nos últimos anos. A declaração foi feita durante a última reunião ministerial de 2025, realizada na Granja do Torto, em Brasília.

Segundo Lula, o país vive um momento “amplamente favorável”, mas esse cenário não aparece com a força esperada nas pesquisas de opinião por causa da polarização política. Para ele, é necessário alinhar o discurso da equipe de governo visando o processo eleitoral de 2026.

“O ano eleitoral vai ser o ano da verdade”, disse o presidente, ao defender que o governo mostre o que encontrou ao assumir e o que mudou desde então. Lula citou avanços em áreas como economia e inclusão social.

O presidente também afirmou que aceitará o afastamento de ministros que decidirem disputar cargos eletivos no próximo ano, quando serão escolhidos presidente da República, governadores, senadores e deputados.

Lula destacou ainda a articulação do governo no Congresso, mencionando medidas como a reforma tributária e a proposta de isenção do imposto de renda. Segundo ele, o fortalecimento dos bancos públicos ampliou a capacidade de investimento no país.

Durante o discurso, Lula voltou a defender a circulação de renda como base da política econômica. “Pouco dinheiro na mão do povo resolve o problema”, afirmou, ao relacionar consumo, industrialização e controle da inflação.

O presidente também afirmou que o governo devolveu visibilidade à população mais pobre. Após a fala inicial, a reunião seguiu com apresentações do vice-presidente Geraldo Alckmin e de ministros da área econômica, política e de comunicação.