Publicidade Banner Alesp TV
Início Política Ex-presidente Jair Bolsonaro é preso pela Polícia Federal

Ex-presidente Jair Bolsonaro é preso pela Polícia Federal

O ex-presidente Jair Bolsonaro foi preso pela Polícia Federal, após o cumprimento de mandado de prisão preventiva, conforme decisão do STF.

0
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom
Publicidade Banner Energisa

O ex-presidente Jair Bolsonaro foi preso pela Polícia Federal na manhã deste sábado (22), após o cumprimento de um mandado de prisão preventiva, em conformidade com uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). O ministro Alexandre de Moraes é o relator do processo.

Bolsonaro estava em prisão domiciliar desde 4 de agosto, após descumprir medidas cautelares determinadas pelo STF, como a proibição de manter contato com embaixadores e autoridades estrangeiras, além do uso de redes sociais.

Na sexta-feira (21), o senador Flávio Bolsonaro (PL) convocou uma vigília de orações nas redes sociais, em frente à casa onde o ex-presidente cumpre sua prisão domiciliar. A mobilização foi vista pelas autoridades como uma possível fonte de tumultos e risco de fuga, o que motivou a ação da Polícia Federal.

Em nota, a PF informou que cumpriu o mandado de prisão preventiva, conforme decisão do STF. O ministro Alexandre de Moraes destacou ainda a tentativa de violação da tornozeleira eletrônica de Bolsonaro.

Além da prisão, Moraes determinou que, neste domingo (23), seja realizada uma audiência de custódia por videoconferência na Superintendência Regional da Polícia Federal, no Distrito Federal. A defesa de Bolsonaro, por sua vez, solicitou a concessão de prisão domiciliar humanitária, alegando problemas de saúde que demandam acompanhamento médico contínuo. O pedido visa evitar que o ex-presidente seja transferido para o presídio da Papuda, em Brasília.

Bolsonaro foi condenado a 27 anos e 3 meses de prisão, e as penas poderão ser executadas nas próximas semanas.