Apesar da queda de 97% nos casos de dengue, Bragança Paulista segue com as ações de combate ao Aedes aegypti. A cidade registrou 386 casos até outubro de 2025, contra 13.024 no mesmo período de 2024.
A Secretaria de Saúde reforça que a prevenção deve ser contínua. Embora os números mostrem uma redução significativa, a dengue segue sendo uma das principais endemias do Brasil e, com as mudanças climáticas, o risco de transmissão pode aumentar.
Para combater o mosquito transmissor, a Prefeitura realizou diversas ações durante o ano, como a Operação de Recolhimento de Inservíveis, que retirou 242 caminhões de materiais e passou por 106 bairros. Além disso, as equipes de saúde vistoriaram locais com maior risco de acúmulo de água, como vasos de planta, caixas d’água, baldes, pneus e lonas.
Intensificação das Ações
De 5 a 7 de novembro, as unidades de saúde realizam uma força-tarefa de combate à dengue com visitas casa a casa para orientar a população sobre a eliminação de criadouros e identificar focos do mosquito.
No dia 8 de novembro, a equipe estará em frente ao Mercadão, realizando ações de conscientização e orientações sobre a prevenção.
Vacinação contra a Dengue
A vacinação contra a dengue, iniciada em 2024, prioriza crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. O imunizante está disponível em todas as unidades de saúde do município.







