Publicidade Banner Alesp TV
Início Bragança Paulista Famílias de baixa renda agora estão isentas da taxa de iluminação pública...

Famílias de baixa renda agora estão isentas da taxa de iluminação pública em Bragança Paulista

Famílias cadastradas no CadÚnico passam a ser isentas da CIP-M, taxa usada para iluminação e segurança pública.

0
Foto: SECOM
Publicidade Banner Energisa

A partir de agora, famílias de baixa renda em Bragança Paulista não precisam mais pagar a taxa de iluminação pública. A isenção está prevista na Lei Complementar nº 1.002, sancionada pelo prefeito Edmir Chedid em 12 de agosto de 2025.

A medida beneficia diretamente consumidores inscritos na Tarifa Social de Energia Elétrica, desde que estejam cadastrados no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal). A proposta partiu do vereador Bruno Leme, por meio do Projeto de Lei Complementar nº 9/2025, e altera a legislação anterior (Lei Complementar nº 991/2024).

A CIP-M (Contribuição para Custeio, Expansão e Melhoria do Serviço de Iluminação Pública e de Sistemas de Monitoramento), prevista no Artigo 149-A da Constituição Federal, é usada para financiar a iluminação pública da cidade e os sistemas de monitoramento instalados em áreas públicas. Mesmo com a isenção, os serviços continuarão sendo prestados sem custo extra para os beneficiários.

Com a nova regra, a prefeitura afirma que busca aliviar o orçamento das famílias em situação de vulnerabilidade social, garantindo acesso a serviços essenciais como segurança e iluminação pública.

A Lei Complementar nº 1.002 já está em vigor desde sua publicação, em 12 de agosto de 2025.