Simulações de salvamento em altura movimentam Atibaia com a chegada do Rope Days

Evento reúne bombeiros do Brasil e América do Sul especializados em cenários de resgate distribuídos por diversos pontos da cidade

0
Prefeitura de Atibaia.
Publicidade

A cidade de Atibaia será, pela primeira vez, cenário do Rope Days, evento de destaque da América Latina na área de salvamento em altura, que reúne bombeiros altamente capacitados em operações de resgate. Nos dias 7 e 8 de agosto, a população poderá acompanhar simulações de ocorrências em locais estratégicos do município, com intensa movimentação de equipes, viaturas e equipamentos — tudo isso como parte das provas técnicas do evento.

Como ponto de partida da competição e base operacional do evento, a arena do Centro de Convenções “Victor Brecheret” concentrará as equipes, que seguirão para os desafios distribuídos em seis locais estratégicos: Jardim do Lago, Teleférico, Edifício Carraro, Elefantinho, Torre no Jardim Panorama e Pedra Grande.

Simulados e avaliações

Equipes uniformizadas, simulações de vítimas em macas, ilhadas ou presas em estruturas elevadas, além da presença de equipamentos de resgate em áreas de difícil acesso, poderão ser vistos pela cidade. A população poderá acompanhar de perto essas simulações do Rope Days, especialmente nos locais com melhor visibilidade: Ginásio Elefantinho, Teleférico e Jardim do Lago.

No Ginásio Elefantinho, o desafio será o resgate de uma vítima suspensa nas treliças do teto. As equipes deverão acessar o local pela lateral, realizar uma manobra com a maca e conduzir a vítima até a arquibancada. O público poderá acompanhar a operação de dentro do ginásio.

A simulação no Edifício Carraro, próximo ao Hospital Novo Atibaia, retrata um acidente com um trabalhador, representando um pintor ou alpinista industrial, que será resgatado do terraço por meio de uma tirolesa instalada até o estacionamento nos fundos do prédio. Dois caminhões do Corpo de Bombeiros, posicionados estrategicamente, funcionarão como pontos de ancoragem para a operação.

As torres de comunicação do Jardim Panorama serão palco de uma simulação que envolve um operador de telecomunicações preso durante uma atividade em altura. A equipe deverá realizar a manobra de resgate até o final da trilha.

Na Pedra Grande, o treinamento será realizado na chamada “Pedra da Baleia”, onde um alpinista estará preso na parede rochosa. Os profissionais terão que alcançar a vítima e içá-la até a cabeceira da formação.

No Jardim do Lago, o simulado representa uma situação de enchente. Uma vítima estará ilhada em cima de um bote, sendo resgatada por meio de um sistema de tirolesa montado entre as duas margens do lago, utilizando árvores como suporte para o equipamento.

Já o teleférico do Lago do Major será palco de um resgate simulado em caso de pane. Os bombeiros terão que acessar as cadeirinhas e retirar as vítimas com uso de cordas, garantindo o transporte seguro até o solo.

Ao todo, 18 equipes participarão das provas durante os dois dias, em sistema rotativo, passando por três locais diários, com tempo estimado de 1h30 para cada desafio. Os critérios de avaliação envolvem tempo de execução, gerenciamento de equipe, técnica, segurança de cena e atendimento pré-hospitalar (APH).

A Prefeitura e o Corpo de Bombeiros reforçam que todas as ações fazem parte de um exercício conduzido de forma segura e controlada.

Exposição e encerramento das atividades

Durante os dois dias de provas na cidade, a arena do Centro de Convenções contará, das 9h às 17h, com uma exposição de veículos e equipamentos da corporação, além de um espaço educativo especialmente preparado para receber alunos do primeiro ano da rede municipal de ensino.

As atividades do evento começam nos dias 5 e 6 de agosto, em Franco da Rocha. Na sequência, Atibaia sedia os simulados de resgate nos dias 7 e 8, encerrando o evento com a cerimônia de premiação no dia 8 de agosto, às 18h, no Cine Itá Cultural. A solenidade será restrita aos participantes e autoridades locais.

A realização do Rope Days em Atibaia conta com o apoio da Prefeitura, por meio das secretarias de Esportes e Lazer; Segurança Pública e Defesa Civil; Mobilidade e Planejamento Urbano; Cultura; Turismo; e Justiça e Cidadania.