Na tarde de quarta-feira (3), por volta das 14h, dois indivíduos foram detidos na Rodovia Fernão Dias, na altura do km 35, sentido São Paulo, suspeitos de envolvimento em uma tentativa de roubo que terminou com disparos contra a vítima.
Durante patrulhamento, equipes policiais foram informadas via COPOM sobre a participação de um veículo Hyundai HB20 branco no crime. Em seguida, surgiu a informação de que um Renault Logan branco também estaria envolvido na ocorrência. O Logan foi localizado e abordado na rodovia.
No interior do carro estavam dois homens. Um deles se identificou como policial militar da ativa e portava uma pistola pertencente à corporação. O passageiro afirmou ser policial penal e carregava uma pistola registrada em seu nome. Ambos foram desarmados no local.
Na vistoria do veículo, foram encontrados diversos itens suspeitos: três algemas, fita adesiva, touca balaclava, uma granada de efeito moral da PM, R$ 1.650 em dinheiro, luvas de couro, um distintivo da Polícia Militar e outros objetos. O Logan também apresentava características de viatura descaracterizada, com sirenes e equipamento eletrônico.
Após consulta ao sistema, foi constatado que o Logan havia sido roubado em São Paulo no dia 2 de julho. Além disso, o documento funcional do suposto policial penal era falso, e o homem não exercia mais a função.
Durante a abordagem, os indivíduos confessaram que foram contratados por uma terceira pessoa, identificada apenas pelo apelido de “Turco”, para sequestrar a vítima e levá-la a um local desconhecido. Também admitiram ter efetuado disparos de arma de fogo durante a tentativa de abordagem.
A dupla recebeu voz de prisão em flagrante. Foram utilizadas algemas conforme previsto pela Súmula Vinculante nº 11 do STF. Os indivíduos, os veículos, armamentos e demais itens apreendidos foram encaminhados ao Plantão Policial de Atibaia.
A ocorrência foi registrada como tentativa de homicídio qualificado e outros crimes. Um dos suspeitos foi conduzido ao Presídio Militar Romão Gomes, em São Paulo, por se tratar de integrante da Polícia Militar. Ambos permanecem à disposição da Justiça.