Publicidade Banner Alesp TV
Início Bragança Paulista Câmara de Bragança Paulista aprova uso obrigatório de microchips em caçambas de lixo

Câmara de Bragança Paulista aprova uso obrigatório de microchips em caçambas de lixo

0
Foto: iStock
Publicidade Banner Energisa

A Câmara Municipal de Bragança Paulista aprovou, em 2º turno e por unanimidade, o Projeto de Lei 17/2025, que torna obrigatória a instalação de microchips em caçambas utilizadas no transporte de resíduos da construção civil e materiais volumosos.

Junte-se a um dos nossos grupos no WhatsApp e fique por dentro das novidades: https://chat.whatsapp.com/KXvZlwnISUFEjnHBfu960Z

De autoria do vereador Jota Malon, o projeto altera a legislação do Sistema para Gestão Sustentável de Resíduos, com o objetivo de aprimorar o controle e a fiscalização sobre o descarte irregular.

A proposta recebeu uma emenda do vereador Miguel Lopes — aprovada no 1º turno — que amplia de dois para cinco dias úteis o prazo para que empresas regularizem infrações após notificação.

Com a aprovação final na sessão desta terça-feira (24), o texto segue para sanção do prefeito Edmir Chedid. Após a promulgação da lei, prestadores de serviço terão 60 dias para instalar os dispositivos nas caçambas.


Cidade inteligente e reorganização do SUS também entraram em pauta

Na Tribuna Livre, o arquiteto Rodrigo Luco apresentou propostas para tornar Bragança Paulista uma cidade inteligente, com foco em mobilidade urbana, uso de energias renováveis e economia circular. Segundo ele, “a mobilidade é a base para a conectividade das cidades”, destacando a importância de ciclovias, calçadas acessíveis e transporte público eficiente.

Também participou da sessão o médico Daniel Sebbe Mecatti, que defendeu o fortalecimento da atenção primária no SUS. A convite da vereadora Camila Marino, Mecatti destacou que até 80% dos atendimentos feitos em UPAs poderiam ser resolvidos nas unidades básicas. Para ele, a reeducação da população e o investimento na atenção primária são fundamentais para desafogar os serviços de emergência.


Assista à sessão completa no canal da Câmara de Bragança Paulista no YouTube.