A Prefeitura de Bragança Paulista confirmou, nesta terça-feira (20), duas mortes causadas pela gripe Influenza A em 2025. As vítimas foram uma mulher de 92 anos e um homem de 52 anos, ambos com comorbidades. Os óbitos ocorreram nos dias 30 de abril e 15 de maio, respectivamente, mas a confirmação laboratorial só foi divulgada nesta semana pela Secretaria Municipal de Saúde.
Diante do avanço da doença e do aumento das internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), a Secretaria de Saúde anunciou a ampliação da campanha de vacinação contra a gripe para todas as pessoas com mais de 6 meses de idade, independentemente de pertencerem ao grupo prioritário. A decisão segue recomendação do Ministério da Saúde e depende da situação epidemiológica e da disponibilidade de doses.
Em abril, os casos de internação por SRAG saltaram de 3 para 23, sendo 18 deles de crianças com até 9 anos. Em maio, foram registrados mais 7 casos, dos quais 3 também são crianças. Apesar da liberação da vacina para o público geral, os grupos prioritários — como crianças com menos de 6 anos, idosos e gestantes — continuam sendo os mais suscetíveis e devem se vacinar com urgência.
Locais de vacinação
A vacinação está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e também em pontos extras nesta semana:
- Feira Noturna (quinta-feira, 22): das 17h30 às 20h30
- Mercado Municipal (sábado, 24): das 9h às 16h
- Carreta da CDHU (de 21 a 24 de maio): das 10h às 19h, no Terminal Urbano Turístico Manuel José Rodrigues — em frente à Praça da Poesia Poeta Oswaldo de Camargo, na esquina das ruas Tupi e Pedro Splendore, no bairro Taboão
Cuidados devem continuar
A Secretaria de Saúde orienta a população a adotar medidas de prevenção, especialmente em caso de sintomas gripais. O uso de máscaras, a higiene frequente das mãos e o distanciamento em ambientes com aglomeração seguem sendo práticas recomendadas para conter a disseminação do vírus.