O Dia “D” de Vacinação contra a gripe, realizado no último sábado (10/05) em todo o país, mobilizou ações em diversos pontos de Bragança Paulista, mas registrou baixa adesão: apenas 995 pessoas foram imunizadas, número abaixo do esperado pela Secretaria Municipal de Saúde.
As maiores procuras ocorreram no Mercadão, Bragança Shopping e na Praça Raul Leme. A vacinação também foi ofertada na Academia da Saúde (Parque dos Estados) e na Unidade de Saúde do Águas Claras.
Apesar da mobilização nacional já ter ocorrido, a campanha continua. Pessoas pertencentes aos grupos prioritários ainda podem se vacinar em qualquer uma das 29 Unidades de Saúde do município, enquanto houver doses disponíveis. A imunização é gratuita.
A vacina protege contra os principais vírus da gripe em circulação e é especialmente importante neste período, que antecede o inverno e tem aumento expressivo de doenças respiratórias. Em Bragança, os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) subiram de 3, em março, para 16 em abril — 13 deles em crianças menores de 10 anos.
Segundo o Ministério da Saúde, há aumento nas infecções respiratórias no Brasil, com destaque para o vírus sincicial respiratório (VSR), influenza A e covid-19. Até o momento, Bragança Paulista vacinou 20.367 pessoas dos grupos prioritários. No entanto, a cobertura ainda é considerada baixa: apenas 36% dos idosos, 15% das crianças e 23% das gestantes foram vacinados.
“A vacinação é a forma mais eficaz de evitar agravamentos e internações. Estamos vendo um aumento expressivo entre crianças e idosos, por isso reforçamos o chamado para que esses grupos se imunizem o quanto antes”, alertou a secretária municipal de Saúde, Carmen Silvia Guariente.
Grupos prioritários:
- Idosos
- Crianças
- Gestantes e puérperas
- Caminhoneiros
- Pessoas com comorbidades ou deficiência permanente
- Trabalhadores da saúde, educação, transporte e Correios
- Forças de segurança e salvamento
- População privada de liberdade
- Pessoas em situação de rua