Governo inicia instalação de radares em rodovias de Bragança Paulista e região

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Foto: Celso Ricardo
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O governo estadual deu início à instalação de radares de fiscalização eletrônica em diversas rodovias que cortam Bragança Paulista e municípios da região. A ação faz parte de um plano para aumentar a segurança viária e reduzir o número de acidentes provocados por excesso de velocidade e outras infrações de trânsito.

A implantação dos equipamentos começou nesta semana e já mobiliza equipes técnicas ao longo de estradas importantes como a SP-008 (Capitão Barduíno), SP-095 (João Beira), SP-063 (Padre Aldo Bollini e Alkindar Monteiro Junqueira), SP-354 (Edgard Máximo Zambotto), SP-360 (Eng. Constâncio Cintra), entre outras.

Segundo o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), os pontos de instalação foram definidos com base em um mapeamento técnico dos mais de 13 mil quilômetros de rodovias sob gestão do órgão. A seleção levou em conta os trechos com maior histórico de acidentes, além de fatores como o tipo de ocorrência registrada, velocidades praticadas acima do limite, condições estruturais da pista, presença de fauna silvestre e áreas classificadas como críticas.

Dois modelos de radar estão sendo utilizados na operação. Em áreas com características urbanas, onde há maior circulação de pedestres e ciclistas, será instalado o radar fixo com redutor de velocidade, que inclui um visor digital para exibir a velocidade do veículo em tempo real. Já nas regiões rurais e de maior velocidade permitida, entra em funcionamento o radar fixo convencional, que faz a medição de forma discreta, sem display.

Ambos os tipos de equipamentos operam por meio de sensores instalados no pavimento – os chamados laços indutivos – que detectam a passagem do veículo e fazem o cálculo de velocidade com base em tecnologia de precisão.

Confira alguns dos trechos que estão recebendo os novos dispositivos:

  • Pedra Bela: SPA109/008 (km 2,95)
  • Bragança Paulista: SP-008 (km 93,6 e 96,86), SP-063 (km 42,35 e 53,25), SP-095 (km 0,79 e 8), SPA009/010 (km 8,41)
  • Jarinu: SP-354 (km 61,26 e 66,75)
  • Atibaia: SP-354 (km 75,48 e 79,42)
  • Itatiba: SP-360 (km 90,4), SP-063 (km 23,12, 29,08, 30,9, 32,5)
  • Morungaba: SP-360 (km 106,6)
  • Amparo: SP-360 (km 119,5 e 134,9), SP-095 (km 44, 45,97 e 49,65), SP-352 (km 135,81)
  • Serra Negra: SP-360 (km 144,85, 146,9 e 157,5)
  • Águas de Lindoia: SP-360 (km 176,1)
  • Pedreira: SP-095 (km 54,78 e 64,96)
  • Pinhalzinho: SPA113/008 (km 1,43), SP-008 (km 114,55)
  • Socorro: SP-008 (km 132,52 e 139,95), SP-147 (km 9,1)
  • Piracaia: SP-036 (km 78,57, 80,77, 84,66 e 89,42)

Durante as primeiras semanas após a instalação, os equipamentos devem operar em modo de teste, emitindo apenas advertências educativas aos condutores. Após esse período, as infrações passarão a ser multadas conforme previsto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).