O Papa Francisco, nascido Jorge Mario Bergoglio, faleceu aos 88 anos em Roma. O Vaticano anunciou a morte do pontífice na madrugada desta segunda-feira (21), no horário de Brasília.
Francisco foi o 266º líder da Igreja Católica e entrou para a história como o primeiro papa latino-americano. Ele nasceu em 17 de dezembro de 1936, na capital argentina, Buenos Aires.
Durante os 12 anos em que esteve à frente do Vaticano, enfrentou diversos desafios, inclusive relacionados à sua saúde. Nos últimos meses, lidava com problemas respiratórios que exigiram internação prolongada em Roma, devido a um quadro de bronquite e pneumonia. Desde então, sua participação em eventos públicos foi bastante reduzida, e seus discursos tornaram-se mais breves e contidos.
Mesmo debilitado, fez uma breve aparição na varanda da Praça São Pedro durante o Domingo de Páscoa, embora não tenha presidido a celebração da missa. Após esse momento, seguiu com poucas aparições públicas, sendo visto apenas em ocasiões pontuais, como um passeio em seu papamóvel entre os fiéis.
Comunicado Oficial do Vaticano
“O Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja. Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados. Com imensa gratidão por seu exemplo como verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, recomendamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Trino”, diz a nota oficial divulgada pelo Vaticano.