Na manhã desta quarta-feira (16), a Prefeitura de Bragança Paulista, por meio das Secretarias de Obras e Saúde, entregou o prédio que abrigará o Centro de Atenção à Saúde da Mulher “Dr. Waldemar Muniz” e o Centro de Atenção à Saúde da Criança “Dr. Samuel Haberkorn”. A estrutura está localizada em um terreno de 8.988,65 m², com área construída de 667,29 m² — sendo 323,97 m² voltados à saúde da mulher e 343,31 m² à saúde da criança.
Cada unidade contará com seis consultórios e atendimento em especialidades como mastologia, ginecologia, alergologia, endocrinologia, ortopedia e pneumologia. Também serão ofertados serviços de prevenção, educação em saúde, acompanhamento especializado e farmácia.
A obra foi executada pela empresa X. One Construções e Serviços Ltda., com investimento de R$ 2.617.630,83, como parte do plano de expansão da rede municipal de saúde. Apesar da entrega da estrutura, o início do funcionamento depende da disponibilidade de recursos financeiros para contratação de equipes e aquisição de insumos.
Durante a cerimônia, o prefeito Edmir Chedid destacou que o início das atividades nos centros está diretamente ligado à disponibilidade de recursos públicos. Ele afirmou que a possível revogação do reajuste do IPTU, em discussão na Câmara Municipal, pode comprometer o orçamento necessário para contratar profissionais e garantir o funcionamento dos novos serviços. “Não é possível inaugurar um serviço sem recursos para mantê-lo. Se o projeto que reduz o IPTU for aprovado, isso afetará diretamente a capacidade do município de operar essas unidades e outras ações previstas na saúde”, declarou.