A Prefeitura de Bragança Paulista entregou, na última quarta-feira (16), as obras da nova unidade Estratégia Saúde da Família (ESF) Penha, nomeada “Dr. Fabiano José Torricelli Soares”. A estrutura foi construída em um terreno de 1.441,42 m², com 323,52 m² de área edificada. Esta é a 30ª Unidade de Saúde do município.
A nova unidade foi projetada para atender os moradores do bairro da Penha, atualmente assistidos pelas unidades Vila Aparecida e Toró. Serão ofertados serviços de atenção primária à saúde, com consultórios médicos e odontológicos, salas de vacina, inalação e procedimentos, além de farmácia, almoxarifado, sala dos agentes comunitários, recepção e estacionamento. A estimativa é de que cerca de 4 mil pessoas utilizem os serviços da nova UBS.
O investimento total na obra foi de R$ 2.146.314,35, executado pela empresa Engecon Engenharia e Construtora Bernardi Ltda. A unidade já está estruturada, mas o início do funcionamento depende da disponibilidade orçamentária para contratação de equipe, aquisição de insumos e equipamentos. A Prefeitura informou que a possibilidade de novas contratações está atrelada à arrecadação municipal.
“Temos hoje mais uma unidade de saúde pronta, moderna e adequada para oferecer atendimento de qualidade à nossa população. Mas é fundamental que a Câmara Municipal aprove a nova Planta Genérica de Valores. Sem essa atualização, corremos o risco de não conseguir colocar em funcionamento esse e outros serviços novos, por falta de recursos. É nossa responsabilidade garantir que essas estruturas funcionem com dignidade, e para isso, precisamos de um orçamento condizente com a realidade da cidade”, afirmou o prefeito Edmir Chedid.
A entrega da unidade faz parte das ações de expansão da rede básica de saúde em Bragança Paulista. O funcionamento da estrutura dependerá de planejamento financeiro e das decisões do Legislativo Municipal quanto às fontes de receita.