Até o dia 28 de março, o Instituto Federal de São Paulo (IFSP) está com inscrições abertas para o processo seletivo do Projeto PartiuIF: Curso Preparatório para o Ensino Médio Integrado do IFSP. São 1.800 vagas distribuídas entre 33 campus da instituição.
No Campus Bragança Paulista, há 40 vagas, e as aulas serão no período vespertino/noturno (das 17h às 20h30min), às terças, quartas e quintas-feiras. Eventualmente, pode haver aula aos sábados. O curso ocorrerá ao longo do ano de 2025, de abril a dezembro, com 320 horas de duração.
De acordo com o edital nº 55/2025, podem participar da seleção estudantes regularmente matriculados no 9º ano, que tenham cursado todo o Ensino Fundamental em escolas públicas. As inscrições devem ser feitas até 28 de março, por meio do formulário eletrônico disponível neste link. Os selecionados receberão R$ 200 mensais como ajuda de custo.
O PartiuIF tem como objetivo oferecer aulas e atividades para reforçar o aprendizado dos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e desenvolver habilidades essenciais para aumentar suas chances de acesso e permanência no Ensino Médio da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.
📌 Processo seletivo
A seleção será realizada em duas etapas:
- Análise documental:
- Verificação da escolaridade pública
- Condições de vulnerabilidade social (renda, pertencimento racial e condição de PcD)
- Autorização dos responsáveis para participação no projeto
- Sorteio eletrônico:
- Os candidatos aptos na análise documental serão sorteados eletronicamente para preenchimento das vagas
📚 Sobre o PartiuIF
O Instituto Federal de São Paulo (IFSP), em parceria com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) e a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), ambas do Ministério da Educação, oferecerá diversas turmas do Programa PartiuIF em todo o estado de São Paulo.
O programa é destinado a estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, oriundos de escolas públicas, de baixa renda, autodeclarados pretos, pardos, quilombolas, indígenas ou com deficiência. Os participantes terão aulas e atividades alinhadas ao processo seletivo dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio da Rede Federal.
🔗 Saiba mais sobre o PartiuIF aqui.