Publicidade Banner Alesp TV
Início Política Lula diz que homens são ‘mais apaixonados’ por amantes do que por...

Lula diz que homens são ‘mais apaixonados’ por amantes do que por suas mulheres ao comentar sobre a democracia

Lula chegou a essa declaração ao dizer que era um "amante da democracia". O discurso, em evento no Palácio do Planalto, marcou os dois anos das invasões de 8 de janeiro de 2023.

0
Foto: Marcelo Camargo
Publicidade Banner Energisa

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quarta-feira (8) que é um “amante da democracia” e que, na maioria das vezes, “os amantes são mais apaixonados pela amante do que pelas mulheres”. O discurso, aconteceu durante discurso no evento no Palácio do Planalto, em alusão aos dois anos das invasões de 8 de janeiro de 2023.

“Não sou nem marido, eu sou um amante da democracia. Porque a maioria das vezes os amantes são mais apaixonados pela amante do que pelas mulheres. Eu sou um amante da democracia”, disse Lula, a poucos passos de sua mulher, Janja da Silva, que estava presente ao evento.

Durante a fala, Lula afirmou que é “amante da democracia” porque conhece “o valor dela”. Ele recordou sua trajetória sindical – desde 1968, quando liderou a primeira greve com os trabalhadores de São Bernardo do Campo. “Então falar de democracia para mim é uma paixão, não é uma coisa pequena”, declarou.

Os críticos do governo repercutiram a declaração do petista. Jair Bolsonaro, por exemplo, publicou um vídeo em que ironiza a fala de Lula: “Esse é o chefe da nação que fala em família?”, disse o ex-presidente. 

Já o deputado federal bolsonarista Nikolas Ferreira (PL-MG) publicou em suas redes sociais um trecho de um vídeo que mostra a declaração do petista com a legenda “inaugurada a nova temporada de gafes”.

O UOL informou que Janja da Silva, a primeira-dama, não apreciou o tom machista da declaração de Lula. De acordo com o site, ela teria dirigido um “olhar indignado” ao presidente e balançado a cabeça de forma negativa, como forma de expressar desaprovação.

O trecho polêmico foi pronunciado antes que Lula começasse a, de fato, ler o discurso que havia preparado para o evento — em que inicia afirmando “que hoje é dia de dizermos em alto e bom som: ‘ainda estamos aqui’, fazendo referência a filme premiado de Walter Salles com Fernanda Torres sobre a ditadura militar.