Entre janeiro e novembro, unidade móvel da Energisa já trocou 22,6 mil lâmpadas em 40 cidades

0
Publicidade

Por onde passa, o projeto Nossa Energia tem a missão de promover atividades gratuitas que incentivem o uso racional e seguro da energia elétrica de maneira didática para todas as idades. E essa tarefa tem sido cumprida com êxito. De janeiro a novembro de 2024, a unidade móvel da Energisa Sul-Sudeste passou por 40 cidades de sua área de abrangência, o que corresponde a quase um município visitado por semana do ano, e atendeu 3.779 clientes. 

O coordenador de Eficiência Energética, Thiago Peres de Oliveira, explica que o projeto Nossa Energia faz parte do programa de Eficiência Energética regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). 

Entre os serviços realizados pela equipe da unidade móvel está a troca de lâmpadas usadas fluorescentes ou incandescentes, por lâmpadas novas, de tecnologia LED. Foram 22.595 substituições ao longo do ano. “O benefício é direcionado às famílias cadastradas na tarifa social e que comparecem à unidade móvel com documento pessoal (CPF ou RG), o Número de Identificação Social (NIS) e uma conta recente de energia”, lembra Thiago.  

No fim de julho, a programação recebeu um valioso acréscimo: o sorteio de geladeiras. Desde então, 140 refrigeradores foram sorteados para famílias de baixa renda com o objetivo de dar oportunidade para que esse público tenha em casa equipamentos mais eficientes e de menor consumo de energia, evitando o desperdício e a conta alta ao final do mês.  

Equipado com equipamentos supermodernos, o caminhão também realizou visitas a 45 escolas, proporcionando a 5.288 alunos e 68 professores noções básicas sobre o processo produtivo da energia elétrica, as fontes de energia, segurança com energia elétrica e dicas de consumo consciente.  

“A educação sobre eficiência energética é fundamental para construirmos um futuro sustentável. Ao compartilhar conhecimento com as novas gerações, estamos capacitando-as a fazer escolhas conscientes e a se tornarem agentes de mudança em suas comunidades”, destaca o coordenador de Eficiência Energética. 

Os cronogramas do caminhão Nossa Energia também realizaram 36 sessões de teatro, que recebeu um público de 2.221 pessoas, e 22 sessões de cinema com público de 1.212 pessoas. Em outros eventos que contaram com o apoio da Unidade Móvel, o caminhão recebeu quase 500 pessoas. 

Entre os destaques que atraem a atenção de todas as idades estão os experimentos da Bobina de Tesla (dispositivo que gera altas tensões e frequências, criando faíscas elétricas visíveis) e o gerador de Van Der Graaff (máquina que acumula cargas elétricas e, em contato com ela, pode arrepiar os cabelos). 

Os participantes ainda aprendem sobre a evolução das lâmpadas e a comparação de consumo entre elas; os riscos elétricos que temos dentro e fora de casa e como proteger-se deles; e uma maquete virtual, que exibe algumas fontes sustentáveis de energia, os caminhos que a eletricidade percorre até chegar às residências e como usarmos a energia elétrica de forma consciente. 

“Investir na conscientização sobre o uso racional da energia é importante para garantir que as pessoas possam prosperar em um planeta mais saudável e equilibrado. O projeto Nossa Energia é uma oportunidade valiosa para unir esforços e fomentar um compromisso coletivo com a sustentabilidade”, finaliza Thiago.