Cultura e sabores de Pinhalzinho atraem turistas na Rota Gastronômica “Entre Serras e Águas”

0
Publicidade

Por Jéssica Lima

A cidade de Pinhalzinho, no interior de São Paulo, está entre as nove cidades que participam da Rota da Gastronomia Entre Serras e Águas. Um dos objetivos da rota é promover a singularidade de cada cidade e estimular o turismo gastronômico. O Jornal Mais Bragança entrevistou os proprietários do restaurante O Caipira e da cervejaria Kalevala Bier, além da Secretaria de Cultura e Turismo de Pinhalzinho.

A secretária de Cultura e Turismo, Daniela Proença, explicou como funciona a escolha dos estabelecimentos para participar da rota gastronômica: “Tudo inicia em uma reunião na Secretaria do Turismo do Estado. Foi feita uma apresentação do programa e nós, como gestores, tínhamos que indicar estabelecimentos que tivessem o perfil e também toda a documentação em dia, porque os estabelecimentos selecionados vão participar de vários eventos no estado representando suas cidades”.

Daniela ainda destacou que na segunda fase, 15 principais estabelecimentos representariam a Rota, entre eles os de outras cidades: “Na segunda seleção tivemos dois selecionados, que foram o Kalevala e O Caipira”, enfatizou a secretária.

O cervejeiro e sócio-proprietário, Fabio de Souza, da cervejaria Kalevala Bier, localizada na Rua Jacarandás, 42, no bairro Jardim do Pinhal em Pinhalzinho, comentou sobre a história do estabelecimento: “Eu era um cervejeiro caseiro e, em 2012, junto com a minha esposa, que também é sócia, e com a ajuda de seus pais, decidimos montar a fábrica aqui na cidade. Com isso, fui fazer o curso de cervejeiro no SENAI de Bebidas e Alimentos na cidade de Vassouras, no Rio de Janeiro, neste mesmo ano. Em novembro de 2015, inauguramos a Kalevala Bier e estamos aqui até hoje”.

O proprietário Fábio explicou que o nome Kalevala surgiu de um poema dos povos nórdicos, mais conhecidos como vikings. Ele afirmou que a participação da cervejaria na Rota trará mais visibilidade e atrairá mais turistas, comentando: “Hoje fabricamos nove tipos de cerveja e as mais pedidas são a Pilsen e a American IPA. Sentimos uma grande satisfação em ver nosso trabalho ser reconhecido”.

Já a entrevistada Magaly de Fátima Almeida, cozinheira e proprietária do restaurante O Caipira, especializado em comida caseira no fogão à lenha, localizado na Rodovia Capitão Balduíno, km 112, no Bairro dos Pintos, em Pinhalzinho, destacou o impacto da participação do restaurante na Rota: “O público de turistas está maior, está sendo um impacto muito bacana para nós”.

Magaly explicou que começou o estabelecimento devido às dificuldades financeiras e teve ajuda com a divulgação através do cantor do interior, Pinhá: “Começamos com uma barraquinha e, depois de um tempo, crescemos. Com o evento do Pinhá, já tivemos mil pessoas no restaurante. Hoje, com 25 anos do restaurante, aumentamos o local e atraímos mais pessoas. Agradeço a ajuda do Pinhá. Foi um conjunto de várias coisas: gostar, ajuda da família”, ressaltou.

A proprietária do restaurante O Caipira afirmou que o prato mais consumido é o pudim, uma tradição da família, e comentou sobre a importância de participar da Rota: “Sentimos muito orgulho de participar da Rota Gastronômica, tanto pessoalmente quanto para o município. Então, aumentar o turismo é muito bacana, tanto para o meu restaurante quanto para os outros proprietários de outros estabelecimentos. Isso melhora a região”.