3ª reunião da Ação Mão Amiga e Cidade Segura é realizada pela SEMADS

0
Foto: SECOM
Publicidade

A Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Ação e Desenvolvimento Social (SEMADS), realizou a 3ª reunião de monitoramento e avaliação intersetorial das ações Mão Amiga e Cidade Segura. Iniciada em abril de 2024, a ação promove encontros bimestrais para coordenar a assistência social às pessoas em situação de rua e aprimorar a segurança pública na cidade.

Estiveram presentes os representantes da SEMADS, do Centro POP/Abordagem Social, da Secretaria de Comunicação (SECOM), além da Polícia Militar, Guarda Civil Municipal e da Secretaria Municipal de Obras/DIPP. Durante o encontro, foram avaliadas as abordagens em locais de maior incidência de pessoas em situação de rua, como a Praça do Lavapés, Av. São Lourenço (arquibancada), Rua Euzébio Savaio (Piscinão), além de pontos próximos a semáforos, onde há venda de produtos e presença de pedintes.

As ações, realizadas semanalmente em dois períodos, foram consideradas positivas, refletindo inclusive na redução de pequenos furtos em estabelecimentos comerciais e na diminuição da permanência de pessoas vindas de outros municípios em situação de rua. Também houve discussão sobre a importância de uma abordagem humanizada e integrada, que promova a inclusão social e a regularidade da dignidade das pessoas em situação de rua, em especial dos que são de Bragança Paulista.

A Casa de Passagem de Bragança Paulista oferece acolhimento aos interessados, com alimentação, higiene, pernoite e apoio técnico de assistentes sociais e psicólogos. Além disso, os migrantes e itinerantes são encaminhados para suas cidades de origem. A reunião também sugeriu a intensificação de campanhas que visem prevenir a doação de esmolas nas ruas, sendo este um dos principais motivos que fomenta a permanência dessas pessoas nas ruas e sua recusa pelo apoio da assistência social, além de incentivo ao descarte correto de móveis e entulhos, com recolhimento gratuito pela Prefeitura em datas programadas, para se prevenir o uso destes pelos que estão nas ruas.

ATENÇÃO

Caso identifique pessoas em situação de rua ou pedintes, não colabore com a permanência deles nas ruas através da sua doação, acione o serviço de Abordagem Social ou Guarda Civil Municipal para que recebam as orientações e encaminhamentos necessários para superação e mudança de vida.

  • Abordagem Social: 4031-2517
  • Guarda Civil Municipal: WhatsApp 4603-1880 e 153