Jovens Bragantinos conquistam medalhas em olimpíada internacional de matemática

0
Foto: Arquivo pessoal
Publicidade

Dois estudantes de Bragança Paulista se destacaram na etapa preliminar da olimpíada internacional WMTC (World Mathematic Team Championship), realizada no último sábado, 24, na Unicamp, em Campinas. Theo Cesar Hespanhol Garcia, de 9 anos, aluno do 4º ano do Colégio Porto Bragança, conquistou a medalha de ouro na etapa individual da competição, uma das mais desafiadoras do mundo.

Outro jovem bragantino, Arthur Fialho de Carvalho, também de 9 anos, e estudante do Colégio IECJ, garantiu a medalha de prata na mesma categoria. A competição preliminar ocorreu simultaneamente em diversos países, com o objetivo de selecionar estudantes para a final global, que será realizada em dezembro, no Qatar.

Os dois jovens integraram a equipe denominada STARL, composta por Sophie de Indaiatuba, Theo e Arthur de Bragança Paulista, Rafael de Ubá e Lorenzo de Araxá. O nome da equipe foi formado a partir da primeira letra de cada nome dos participantes. A união do grupo ocorreu graças à educadora Clarissa Vergara, de Sorocaba, que organizou os estudantes através das plataformas Amplexo e Medalhei, voltadas para o ensino da matemática.

A competição envolveu provas em três etapas: individual, em dupla e em grupo. O sucesso de Theo e Arthur reforça o talento dos jovens estudantes de Bragança Paulista e alimenta a expectativa de uma participação de destaque na final mundial.