Espetáculo de Dança ‘Duplos [Versão 1]’ chega à Bragança Paulista com sessões gratuitas

Interessados também poderão participar da oficina de dança Fluxo 360º, com a diretora geral do projeto.

0
Foto: Ariane Almeida
Publicidade

O Centro Cultural Prefeito Jesus Adib Abi Chedid recebe, nos dias 17 e 18 de agosto, o projeto “O Fluxo em Redes”, que oferece duas apresentações e uma oficina de dança contemporânea. Os ingressos podem ser retirados a partir do dia 13/08 na bilheteria do Centro Cultural. As apresentações ocorrerão no domingo, com sessões às 17h e às 20h.

O Fluxo em Redes, projeto idealizado pela artista da dança Ayumi Hanada, está em circulação com seu mais recente espetáculo por 08 cidades do estado de São Paulo.

“Duplos [versão 1]” é um espetáculo de dança contemporânea em formato de dueto que explora as diferentes possíveis relações entre duas pessoas, seja familiar, de amizade ou romântica. As dançarinas provocam as percepções dos públicos através de uma linguagem corporal marcante, fluida e em coexistência.

Este é um projeto de criação que se desdobra em uma série de versões, cada uma explorando as relações humanas sob uma perspectiva única e com diferentes composições em seu núcleo artístico. A proposta brinca com a ideia de como múltiplas visões sobre um mesmo processo podem alterar seu resultado final.

A primeira versão, Duplos [versão 1], estreou em setembro de 2023 em Campinas, premiado pelo FICC (Fundo de Investimentos Culturais de Campinas) e construído por artistas e profissionais do interior de São Paulo. Em cena estão as dançarinas Ayumi Hanada e Sabrina Barros, sob a direção artística de Mel Baba. O músico Carva assina a trilha sonora original. Agora a obra circula pelo estado de São Paulo com incentivo da Lei Paulo Gustavo, Edital n°20/2023 – Difusão Cultural. Catharina Glória e Camilla Vicente conduzem a produção executiva da circulação em parceria com a produtora local Isadora Teixeira.

Oficina de dança contemporânea gratuita

Além de prestigiarem as apresentações, artistas, estudantes e pessoas interessadas em práticas de movimento poderão participar da oficina “Fluxo 360°”, conduzida pela própria Ayumi Hanada. A prática traz uma abordagem que busca desenvolver corpos inteligentes, adaptáveis, disponíveis e fluidos através de estudos técnicos de sequências e improvisação. A inscrição é online por meio do formulário.

Bacharel e licenciada em Dança pela Unicamp, Ayumi Hanada colaborou como intérprete, criadora e pesquisadora em dança de diversos grupos independentes nas cidades de Campinas e São Paulo, com passagem pelo Grupo Dançaberta, sob direção de Júlia Ziviani; Grupo EmQueda, sob orientação de Daniela Gatti e Grupo Imaginar-te. Entre 2019 e 2021, integrou o Núcleo de Pesquisa Mercearia de Ideias, sob direção de Luiz Fernando Bongiovanni. Com experiências no Brasil e exterior, já realizou apresentações nos Estados Unidos e projetos em parceria Brasil-Espanha.

Sobre o Fluxo em Redes

Criado em 2018 pela artista da dança Ayumi Hanada, o objetivo principal da plataforma é a construção de uma rede de colaboração, tanto da área da dança, quanto de outras áreas das artes, como a música e o audiovisual. O Fluxo em Redes surgiu com o propósito de explorar a improvisação em dança e o uso das novas tecnologias como potencializadoras de criações em dança contemporânea.

Em seu repertório estão os espetáculos “Fluxo em redes – #experimento01” (2018 | ProAC 1as. Obras), “Q u a s e” (2021 | ProAC LAB), “Duplos [versão 1]” e “Duplos [versão 2]” (2023 | FICC – Campinas). Em trabalhos dedicados à criação de videodanças, as obras “volú.vel”, “Nem tudo são dores”, “Dança em tempos de limitação”, “Nada será como antes – Reedit”, “Não vai sobrar Nenhum” e os videoclipes do álbum musical “meu corre”, desdobramento da trilha sonora de “Q u a s e”, compõem um vasto conjunto de projetos com artistas parceiros e que circularam por festivais nacionais e internacionais de cinema e videodança.

O Fluxo em Redes também trabalha com a ideia de formação e propiciação de experiências estéticas a partir da dança, oferecendo cursos, workshops e oficinas. Ayumi Hanada já ministrou oficinas de criação e composição em dança contemporânea através do Fluxo em Redes em parcerias com o Sesc Ceará e como provocadora e preparadora corporal de grupos e projetos independentes.

Sinopse

Não vivemos isolados no mundo. Estamos sempre em relação, ou com nós mesmos ou com os outros ao nosso redor. ‘Duplos’ explora a interação e o diálogo entre o eu e o outro: dois corpos, duas pessoas, diversas emoções. Este espetáculo busca refletir poeticamente as complexidades e nuances das relações humanas. Ele entrelaça momentos de aconchego, conflito, dúvidas e harmonia, tecendo um mosaico de experiências e emoções que ressoam tanto no encontro quanto na introspecção.

Esta é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, Governo Federal, Ministério da Cultura e Lei Paulo Gustavo, através do Edital LPG SP nº 20/2023 – Difusão Cultural.