Cartórios de Bragança Paulista passam a atender eleitores em nova sede

Prédio que abriga as 27ª e 298ª Zonas Eleitorais foi inaugurado nesta quarta (24); além de Bragança, unidades atendem municípios de Tuiuti, Pedra Bela e Vargem

0
Foto: TRE-SP
Publicidade

Os cartórios eleitorais que atendem as cidades de Bragança Paulista, Tuiuti, Pedra Bela e Vargem estão funcionando em nova sede. Instalada na Avenida Antônio Pires Pimentel, nº 885, no centro de Bragança Paulista, a unidade foi inaugurada nesta quarta (24) pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), desembargador Silmar Fernandes.

O novo prédio conta com espaço mais amplo e climatizado para atendimento ao público, local para o armazenamento das urnas eletrônicas e está adaptado às regras de acessibilidade.

O edifício abriga as 27ª e 298ª Zonas Eleitorais, que, juntas, administram o cadastro de 146.176 eleitoras e eleitores, divididos em 60 locais de votação e 418 seções eleitorais nos quatro municípios. O cartório da 27ª ZE atende o eleitorado de Bragança Paulista, enquanto a 298ª ZE, além de Bragança, ainda é responsável pela organização do pleito em Tuiuti, Pedra Bela e Vargem. 

Em seu discurso, o presidente do TRE-SP destacou a importância da parceria entre a Justiça Eleitoral e as prefeituras para o funcionamento dos cartórios nos últimos anos e afirmou que a nova sede vai melhorar o atendimento ao eleitorado. O prédio está situado a meio quilômetro da estação rodoviária, numa avenida central e com diversos pontos de ônibus no entorno. “Essa é uma vitória da Justiça Eleitoral e uma vitória dos cidadãos de Bragança Paulista”, celebrou o presidente.

De acordo com o diretor-geral do Tribunal, Claucio Corrêa, essa é a décima sede inaugurada pelo TRE-SP como parte do projeto que tem o objetivo de adquirir instalações próprias e assumir os encargos financeiros de cartórios eleitorais do interior. Atualmente, a maioria das unidades ocupa prédios cedidos pelas prefeituras. “O projeto é grandioso e desafiador: gradativamente, no prazo de cinco anos, vamos concluir a assunção dos cartórios do interior.”

O chefe de cartório da 298ª ZE, Glauco Franco, afirmou que “a inauguração representa não apenas a mudança física dos cartórios, mas sim um avanço significativo em termos de acessibilidade e eficiência dos serviços prestados pela Justiça Eleitoral”.