Por Iago Seo
Segundo a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Bragança Paulista emitiu 5.959 multas em 2023 por estacionarem em desacordo com a regulamentação em área de Zona Azul – estacionamento rotativo. Em um período de 365 dias, isso equivale aproximadamente a 17 multas geradas por dia.
Ainda segundo a secretaria, houve uma redução de cerca de 30% no número de infrações em relação ao ano anterior, 2022. O órgão acredita que isso se dá pelo aumento no número de downloads do aplicativo Zona Azul Digital, além da abertura de novos pontos de vendas. Além disso, eles veem a introdução da fiscalização por videomonitoramento como um aparato de respeito, e que pode gerar maior condescendência por parte dos motoristas
Os dados apresentados ao Jornal Mais Bragança não foram acompanhados pelo total arrecadado pela pasta. “Não há registros contábeis de quais multas foram pagas, logo não há como informar o valor arrecadado por tipo de infração, tampouco fazer uma previsão”, diz a nota enviada ao jornal.
Contudo, o valor arrecadado segue a determinação da Resolução nº 918/2022, onde no parágrafo 6, consta que os valores arrecadados são encaminhados para “fins de controle dos repasses relativos ao Fundo Nacional de Segurança e Educação de Trânsito (FUNSET)”.