Primeiro final de semana do Festival de Inverno 2024 encanta centenas de pessoas em Bragança Paulista

0
Foto: SECOM
Publicidade

A Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, deu início na última quinta-feira (04/07) ao “Festival de Inverno 2024”. A abertura oficial do evento ocorreu no Teatro Carlos Gomes, localizado nas dependências do Centro Cultural Prefeito Jesus Chedid, com a apresentação da Jazz Big Band – Tributo “Sinatra, o homem e a música”.

Em parceria com o Museu da Imagem e do Som (MIS), instituição vinculada à Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, visando fomentar a formação de novos públicos para a cultura e o cinema, os bairros Águas Claras, Serrinha e Jardim Fraternidade receberam o filme “Minhocas”, animação brasileira em stop-motion e filme infantil “Perlimps”, no final de semana, dias 6 e 7 de julho.

O longa “Minhocas” fala sobre a história de Júnior, uma jovem minhoca que não consegue fazer amigos, já que todos os que conhece o consideram mimado pela mãe. Disposto a provar o contrário, ele desafia um dos que o provoca para um desafio envolvendo um arriscado salto sobre um penhasco. Com uma duração total de 80 minutos, o filme “Perlimps”  mostra a busca pela paz entre reinos, onde a dupla Claé e Bruô superam suas diferenças e parte em uma aventura para localizar as criaturas “Perlimps”.

No sábado (06)), o Centro Cultural Jesus Chedid recebeu o espetáculo de Dança Flamenca em que o público teve a oportunidade de, ao som da guitarra espanhola, do cajón, das vozes marcantes e do sapateado, sentir o calor, a veemência, a emoção e o aconchego da alma espanhola, tão familiar aos imigrantes e seus descendentes. O flamenco foi declarado Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, pela UNESCO, em 2010. O espetáculo tem em seu DNA um pouco da cultura árabe, cigana, cristã, judaica e que se desdobra em cerca de 200 palos (ritmos).

Ainda no sábado, a Arena do Lago do Taboão recebeu a banda  de indie rock e pop “Plutão Já Foi Planeta”, formada por Cyz Mendes, Sapulha Campos e Gustavo Arruda. Nos palcos desde 2013, o grupo surgiu no Rio Grande do Norte e hoje reside em São Paulo. São ao todo 3 álbuns, 1 EP, alguns singles, com destaque para colaboração com Maria Gadú. 

Por falar nela, finalizando a noite de sábado, a cantora, compositora, musicista e produtora, Maria Gadú, subiu ao palco no Lago do Taboão. Suas canções compuseram a trilha sonora de diversas novelas, filmes e seriados. Ao longo de sua trajetória, dedicou-se aos estudos de antropologia, sociologia e a história do Brasil, tornando-se referência para os movimentos indígenas, LGBTQIA+, feminista e anti-racista. 

Como ocorre tradicionalmente aos domingos, os bragantinos e turistas puderam prestigiar a Feira de Artesanato no Lago do Taboão e a Feira da Amizade no Posto de Monta. 

Na parte da tarde, aconteceu o Teatro Infantil “A saga de um palhaço sem lona”, no  Centro Cultural Prefeito Jesus Chedid. O espetáculo, contemplado pelo PROAC, narra a emocionante história de um palhaço em busca de um local para seu circo na cidade e reflete a luta dos artistas de circo que encantam públicos em semáforos, portas de lojas, transportes urbanos e festas infantis. Inspirada na vida de Ronaldo Aguiar, a peça revela seu encontro com o circo durante a infância em Abreu e Lima–PE.

Foto: SECOM

Finalizando o domingo (07), a arena do Lago do Taboão recebeu o grupo de samba Quarteto +1, Rodrigo José e os Originais do Samba. Começando a tarde, o grupo Quarteto +1 apresentou um roda de samba diferenciada, uma mestiçagem da música popular brasileira, com muito suingue, que vai do samba de terreiro, samba-afro, carioca e paulista, sempre finalizando com um samba enredo para deixar aquele gostinho de quero mais. 

Já o artista Rodrigo José uniu a sonoridade clássica dos anos 60 e 70 ao moderno, criando um estilo novo e único na música brasileira. Com arranjos cuidadosos, transformou grandes clássicos da música popular em versões modernas e inusitadas. Acompanhado pela Banda Chic 10, o show foi recheado de clássicos que estão no subconsciente do público como, por exemplo, Sem você não viverei (Ovelha) e Eu não sou cachorro não (Waldick Soriano).

E fechando o primeiro final de semana do Festival de Inverno 2024, Os Originais do Samba cantaram seus grandes sucessos: Cadê Tereza, Esperanças Perdidas, Assassinaram o Camarão, Falador Passa Mal, Tenha Fé, Do Lado Direito da Rua Direita e dezenas de outros. Em 2024, o grupo comemora 60 anos de muito samba e histórias na MPB.

Nesta semana, as atividades do Festival de Inverno começam na terça-feira (09), com a História Cantada Tonico e Tinoco, no Centro Cultural Prefeito Jesus Chedid, às 20h. Salientando que os ingressos para as apresentações que acontecem no Centro Cultural, Clube Literário e Clube de Regatas devem ser retirados na semana do evento, no Centro Cultural Prefeito Jesus Chedid, localizado na Rua Conselheiro Rodrigues Alves, 251 – Centro, das 8h30 às 18h.

Confira a programação desta semana: 

  • 9 de julho (terça-feira)
    20h – História Cantada Tonico e Tinoco
    Local: Centro Cultural Prefeito Jesus Chedid
  • 10 de julho (quarta-feira)
    20h – Canja com Canja
    Local: Clube Literário
  • 11 de julho (quinta-feira)
    20h30 – Stand Up Comedy com Gui Santana
    Local: Clube de Regatas Bandeirantes
  • 11 de julho (quinta-feira)
    20h – Teatro A vida como ela é
    Censura 14 anos
    Local: Centro Cultural Prefeito Jesus Chedid
  • 12 de julho (sexta-feira)
    20h- Classical Queen
    21h – Banda AI9
    Local: Arena do Lago do Taboão
  • 12 de julho (sexta-feira)
    20h – Teatro O Poeta do Cordel
    Local: Centro Cultural Prefeito Jesus Chedid
  • 13 de julho (sábado)
    14h – Projeto Tardezinha
    21h30 – Luiza Possi
    Local: Arena do Lago do Taboão
  • 13 de julho (sábado)
    14h30 – Exibição de Cinema – Filme Tromba Trem
    Local: Quadra Esportiva da Rua José Del Roio
  • 13 e 14 de julho (sábado)
    16h – Teatro Quiprocó (PROAC)
    Local: Centro Cultural Prefeito Jesus Chedid
  • 14 de julho (domingo)
    10h – Feira da Amizade com apresentação da orquestra de Viola “Violeiros das Sete Colinas”
    Local: Posto de Monta
    10h – Feira de Artesanato
    Local: Lago do Taboão

14 de julho (domingo)
10h30 – Exibição de Cinema – Filme Tromba Trem
Local: Ciles Bairro do Toró

14 de julho (domingo)
14h – Texas Hammer
16h – Red Fox
18h – Grupo Nossa Paixão – Raça Negra Experience
Local: Arena do Lago do Taboão