O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento gratuito para quem quiser parar de fumar. Em Bragança Paulista, o atendimento é feito nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Para participar, a pessoa interessada deve procurar a unidade de saúde de sua referência. O atendimento acontece em grupo, uma vez por semana, onde será avaliado a dosagem do medicamento ou adesivo a ser fornecido. Após o desmame do medicamento/adesivo esse encontro passa a ser quinzenal ou mensal.
As pessoas que pertencem às unidades Araras dos Mori, Planejada II, Cidade Jardim, Mãe dos Homens, Vila Aparecida e Vila Motta e que desejam participar, serão encaminhadas para outras unidades já credenciadas com o serviço.
De acordo com o Programa Estadual de Controle de Tabagismo de São Paulo, 5,8 mil pacientes (cerca de 7%) são pessoas que estão em tratamento contra algum tipo de câncer. Além disso, 11,8 mil pessoas apresentam algum tipo de doença cardiovascular, 14,9 mil têm algum distúrbio psiquiátrico, 5,6 mil possuem enfermidades respiratórias e 538 pacientes têm algum tipo de doença metabólica.
O tabagismo é uma doença provocada pela dependência física à nicotina, e causa cerca de 50 doenças diferentes, como enfisema pulmonar, câncer e doenças cardiovasculares, como infarto agudo do miocárdio e acidente vascular cerebral. No Brasil, mais de 160 mil mortes por ano são atribuídas ao tabaco, segundo dados do Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde.