Teve início na segunda-feira, (17), a 14ª Exposição Mangalarga Marchador em Bragança Paulista. Realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento dos Agronegócios, e promovido pelo Núcleo Bandeirantes de Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador, o evento se estenderá até o próximo sábado, (22), no recinto de Exposições Dr. Fernando Costa, (Posto de Monta). A entrada é gratuita.
Segundo Tiago Resende Garcia, coordenador do Colégio de Jurados da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM), a exposição conta com a participação dos melhores jurados do país, que estão avaliando a morfologia de cerca de 250 animais de criadores dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. “A região de Bragança é um polo de animais de qualidade com excelentes criadores do cavalo Mangalarga Marchador. Está de parabéns a Prefeitura da cidade e a Secretaria de Agronegócios por oferecerem um dos melhores recintos para esse tipo de exposição, que faz parte de uma das etapas para a Exposição Nacional, com mais de 1600 animais, que acontecerá em julho, em Belo Horizonte”, destacou Garcia.
O secretário Aniz Abib Junior, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento dos Agronegócios, ressaltou a importância do evento para a cidade. “Estamos contando com os melhores jurados do país nessa exposição dos animais Mangalarga Marchador. A exposição reúne criadores e apreciadores da raça de toda a região bragantina e de vários estados. Esta espécie de animal possui porte médio, temperamento ativo e dócil. Até quarta-feira, estão sendo julgadas as provas de marcha picada e, depois, serão julgadas as marchas batida. Quero ressaltar o empenho do prefeito Profº Amauri Sodré, que deu todo o respaldo para realizarmos uma das melhores competições do país”, comentou o secretário.
Os animais que competirão na Marcha Picada entrarão no Parque de Exposições na quarta-feira, dia (19/06), a partir das 12h, com os julgamentos começando na quinta-feira, (20/06), e indo até sábado, (22/06).