CEOM terá nova sede com amplo espaço para atender mais de 4 mil pacientes por mês

0
Publicidade

Com a finalidade de ampliar os atendimentos e procedimentos de odonto, oferecidos em Extrema através do Centro de Especialidades Odontológicas Municipais (CEOM), a Secretaria de Obras e de Saúde desenvolveram o projeto executivo para construção de uma nova sede deste Centro, tendo em vista que o atual prédio funciona em um espaço que não mais comporta a demanda do serviço.

O novo Centro de Especialidades Odontológicas, localizado na Rua Presidente Kenedy com esquina à Rua Francisco de Oliveira Pinto, terá 1.152,43m² de área construída. Para este projeto não foi necessário realizar a desapropriação da área em questão, uma vez que o terreno é de posse do Município de Extrema e na ocasião, a unidade será implantada onde a Vigilância da Saúde atuava, próximo ao CROFILAC.

Para que esse aguardado projeto pudesse acontecer, foi realizado um estudo de viabilidade econômica do método de construção, tornando assim a reforma do local inviável, devido as grandes patologias identificadas no local, resultando na demolição e na construção desse novo prédio, no qual o investimento a ser aplicado trará mais qualidade de vida aos usuários e profissionais da saúde.

De acordo com o projeto arquitetônico, o CEOM será composto por 16 consultórios odontológicos, incluindo um centro de odontopediatria e de próteses dentárias. Haverá ainda uma recepção mais ampla com mais de 50 lugares, auditório com 36 assentos para uso interno, sala de Raio X, sala de recuperação e salas administrativas, além de um espaço kids e uma área de convivência descoberta com arborização.

Segundo informações da Secretaria de Saúde, o centro terá capacidade para atender cerca de 4.200 pacientes por mês, o que tende a triplicar os atendimentos e aumentar o quadro de especialistas nas áreas que já são atendidas, especialidades estas que são oferecidas em pouquíssimos municípios do país pela Rede SUS.

Com a construção desta sede, a área do antigo prédio será utilizada para ampliação do Centro de Controle de Zoonose, que já funciona ali na localidade. Além da construção do novo CEOM, será necessário readequar o trânsito local, passando a ter um acesso central entre essas duas construções citadas, tornando possível realizar um estacionamento com 10 vagas para veículos incluindo vagas PCD e idosos.

Atualmente o prédio do CEOM, localizado ao lado da Sala Central de Vacina no bairro Lavapés, oferece atendimento odontológico presta atendimento para mais de 1.500 pessoas mensalmente, por meio de consultas pré-agendadas de seis diferentes especialidades: bucomaxilo (cirurgia oral menor), endodontia, odontopediatria, ortodontia, periodontia e prótese. ⁠

O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 10h, das 12h às 16h e das 17h às 21h, já nos finais de semana e feriados, o funcionamento é somente para casos clínicos de urgência e emergência, com atendimento das 8h às 12h e das 13h às 17h.