Projeto segue conceito de arquitetura romana para homenagear tradicional família de Extrema

0
“UBS Natália dos Santos Morbidelli”
Publicidade

A Secretaria de Obras e Urbanismo lançou mais um projeto executivo, o qual beneficiará a população do bairro do Morbidelli, contemplando uma praça pública em memória à tradicional família Morbidelli, juntamente com a construção da Unidade Básica de Saúde.

Nomeada como “Praça João Morbidelli”, segundo sancionada pela lei de nº 2.897/2024, o espaço público contempla uma área de 555,37m² com um ambiente de lazer e contemplação para crianças e adultos, o qual inclui área de playground e academia ao ar livre. Além disso todo o espaço foi projetado seguindo o conceito da arquitetura clássica romana, baseando-se em um modelo de paisagismo dos jardins italianos, inclusive com uma área coberta com pergolado.

Por se tratar de uma família originária da cidade de Sassoferrato, cidade italiana localizada na região do Marche, cujo significado representa as figuras da pedra e ferro, a arquiteta responsável pelo projeto da obra trouxe um conceito com base nisso, esbanjando seu revestimento a base da pedra miracema, além da utilização de equipamentos urbanos detalhados em ferro.

Quanto a UBS, com área construída de 360 m², esta será composta por salas de saúde, sala odontológica, farmácia e triagem, tendo a praça pública em seu entorno. A execução da obra se encontrava paralisada, devido a desistência da empresa contratada que estava à frente da obra desde junho de 2022. Agora, com o avanço do processo de licitação para a contratação de uma nova empresa, a obra da 1ª sede própria do bairro será retomada, no qual serão executadas as fases de acabamentos internos e externos, finalização da cobertura e construção de toda área externa, englobando o fechamento e a pavimentação.

O terreno em que será implantada a praça e a UBS representa o primeiro local no qual a família se estabeleceu e criou raízes quando chegou em Extrema em 1901, onde também foi construída aos arredores a primeira casa do bairro, cuja residência existe até hoje. Diante de toda sua história, a praça foi projetada com um memorial em serralheria artística, no qual homenageará uma das mais tradicionais e conhecida família da cidade.