Mais de 13 mil moradores de Bragança Paulista precisam regularizar o título de eleitor, de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo. A pouco menos de seis meses para o primeiro turno das eleições municipais de 2024, os eleitores precisam ficar atentos ao prazo de regularização do documento.
De acordo com o TRE, 13.159 moradores do município precisam regularizar o título de eleitor. Com menos de um mês, os eleitores tem até o dia 8 de maio para solicitar o documento ou regularizar a situação eleitoral para votar nas Eleições 2024.
As pessoas que estão com o documento sem regularização são representadas por eleitores que não compareceram a três turnos de votação ou não fizeram à revisão biométrica nos municípios em que ocorreu o cadastramento obrigatório.
Para conferir se o cadastro eleitoral está regular ou para alterar dados pessoais, o eleitor nem precisa sair de casa, na maior parte dos casos. A página do Tribunal Superior Eleitoral oferece os serviços. Entre eles:
- acompanhar a solicitação do novo documento ou da regularização;
- atualizar dados cadastrais e transferir o título para outro município;
- incluir a identidade de gênero e o nome social;
- consultar locais de votação e o número do título eleitoral, além de imprimir o documento.
Caso seja necessário resolver a questão presencialmente, o sistema faz um alerta e indica o cartório eleitoral adequado para o procedimento.
As Eleições 2024 acontecem em 6 de outubro, quando os municípios vão escolher prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. Já o segundo turno ocorrerá no dia 27 de outubro, onde for necessário, para a escolha de prefeito em municípios com mais de 200 mil eleitores.