A TE Connectivity, referência em tecnologia industrial, acaba de anunciar a contratação de oito alunos de sua turma do Formare do ano passado. Os profissionais, que passaram por treinamentos na fábrica da TE, em Bragança Paulista, foram admitidos para trabalhar em cargos administrativos e de produção. As contratações, além de contribuírem com a inserção de jovens no mercado de trabalho, mantêm os talentos dentro da empresa e favorecem a economia da região.
A iniciativa seguiu o padrão de 2022 e 2021, quando a companhia reteve, respectivamente, 67% e 80% dos alunos para trabalhar na empresa. Nesses dois anos e em 2023, a participação feminina no Formare TE, que possui uma turma por ano, prevaleceu. Como resultado disso, nos últimos três anos, cerca de 70% dos estudantes do programa contratados pela fabricante de conectores e terminais elétricos foram mulheres. Em busca de desenvolver mais talentos, em março, iniciou-se a turma de 2024, composta por outros 12 jovens da região que serão capacitados profissionalmente nos próximos meses.
Hoje jovem aprendiz no setor financeiro da TE Connectivity, Alícia Mariah Lima, 18 anos, foi uma das formandas de 2023. Para ela, o programa destaca-se por ir além do aprofundamento de habilidades técnicas. “Com o Formare, aprendi a me adaptar dentro da indústria, a sair da minha zona de conforto e a lidar com pessoas. Também aumentei muito a minha autoconfiança”, comemora. A profissional ainda reforça: “A capacitação é realizada durante 10 meses muito produtivos e repletos de aprendizados. Além disso, pode ser uma porta de entrada para empregos e carreiras promissoras”.
Para Alexandra Motta, diretora-geral da TE América do Sul, a cada ano fica mais evidente que o Formare TE é uma ferramenta poderosa para a construção de futuros brilhantes e para o progresso coletivo. “Nós desenvolvemos esse pessoal para que eles encontrem oportunidades e cresçam, seja na TE ou em qualquer outra empresa, o que acaba impactando positivamente o desenvolvimento socioeconômico da comunidade de Bragança Paulista. Ainda assim, temos muito orgulho de dizer que, dos 76 alunos formados desde 2017, quando aderimos ao programa, 19 hoje fazem parte do quadro de funcionários”, diz.
Com a conclusão da turma de 2023, a expectativa da TE Connectivity agora é finalizar 2024 com mais de 80 pessoas qualificadas para o mercado de trabalho por meio do Formare TE.
Programa Formare
Idealizado pela Fundação Iochpe, uma organização sem fins lucrativos dedicada a apoiar profissionais e empresas na realização de ações de investimento social, o Formare é um programa educacional e de responsabilidade social que desenvolve jovens de baixa renda para o mercado de trabalho. Para que os alunos possam se dedicar às aulas, são oferecidos benefícios como bolsa auxílio de meio salário mínimo, alimentação, vale-transporte e cesta básica. Na TE, o Formare é inteiramente conduzido, desde o processo de seleção até a conclusão da capacitação e a formatura do curso, por funcionários voluntários da empresa. Saiba mais clicando aqui.