1º Dia D de vacinação contra a Influenza atinge quase 800 pessoas em Extrema

0
Publicidade

Neste último sábado (13), Extrema abriu as portas das Unidades Básicas de Saúde do município para promover o ‘Dia D’ da vacinação contra a Influenza. A ação foi um sucesso e contou com a aplicação de quase 800 doses do imunizante ao público prioritário, o que resultou numa boa procura da população.

A Sala Central de Vacina foi a Unidade que mais recebeu a população, contabilizando 82 doses aplicadas durante todo o dia, na sequência as Unidades dos bairros da Vila Esperança e Ponte Nova vacinaram, cada uma, mais 63 pessoas. Enquanto isso, nas Estratégias Saúde da Família (ESF), distribuídas nos bairros do município, foram aplicadas 442 doses da vacina aos grupos prioritários.

A vacina utilizada é trivalente, ou seja, apresenta três tipos de cepas de vírus em combinação, sendo este imunizante atualizado anualmente, com objetivo de proteger contra os principais vírus em circulação no país, por isso a importância de atualização do esquema vacinal dos grupos prioritários, mesmo tendo tomado a dose no ano anterior.

É importante ressaltar que as unidades de saúde continuam com a campanha de vacinação contra a Influenza até o dia 31 de maio. Lembrando que neste primeiro momento só serão vacinadas as pessoas que compõem os grupos prioritários, tais como: crianças a partir de 6 meses de idade até 5 anos, 11 meses e 29 dias; gestantes e puérperas; idosos acima de 60 anos; profissionais de saúde; professores do ensino básico e superior; pessoas em situação de rua; profissionais das forças de segurança, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo; trabalhadores portuários; povos indígenas e por fim, a população privada de liberdade  e funcionários do sistema, além de adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.

A próxima ação acontecerá nesta próxima sexta-feira (19), quando as equipes de imunização se deslocarão até os Centros de Educação Infantil para vacinar as crianças, de 6 meses de idade até 5 anos, 11 meses e 29 dias. A primeira ação será realizada no CEIM Profª Maria Aparecida Egídio, localizado na Av. Vereador José Ferreira, 203 – Centro.