Neste início de 2024, a recuperação do barramento do Lago do Orfeu está em fase de acabamento dos muros de ala à jusante e montante e acabamento interno das aduelas. O próximo passo será a execução da caixa extravasora e início do aterro da barragem.
As obras de recuperação do barramento do Lago do Orfeu começaram com o esvaziamento do reservatório e rebaixamento do nível d’água. Após o esvaziamento do lago, visando realizar a troca de solo mole por solo bom ao longo do alinhamento da galeria (linha de aduelas), começou a execução dos septos no pé do talude e a escavação em degraus do talude de montante.
Com o início das escavações, no entanto, ocorreu o rompimento dos degraus do talude, pois constatou-se a presença de um volume muito grande de solo mole onde seria implantada a linha de aduelas. Foi constatada a presença localizada de solo conhecido como argila orgânica, que é considerado instável e propenso a problemas estruturais.
Esse solo evidenciou ainda mais que a barragem poderia se romper a qualquer momento, colocando em risco a segurança das pessoas e ao meio ambiente, comprovando a necessidade do refazimento da barragem.
A solução encontrada para dar continuidade à obra foi a execução de uma técnica para reforço do solo e laje, permitindo a estabilização no solo no trecho. Foi só após esse trabalho que se iniciou o assentamento das 35 aduelas em concreto pré-moldado para compor a galeria.
Vale ressaltar que, para as próximas etapas da obra, é fundamental que não haja chuvas constantes. Para uma obra como essa, é preciso um cuidado especial com a umidade do solo e, com a chuva, é preciso interromper os trabalhos. As próximas etapas dependem das condições do tempo.