Um casal foi preso na noite de terça-feira (10), acusado de praticar golpes em várias pessoas, no interior de agências bancárias em Bragança Paulista.
Segundo informações do boletim de ocorrência (BO), há algum tempo estava havendo registros de ocorrências de estelionato, conhecidas como “tela aberta”, que estavam ocorrendo apenas dentro das agências do Banco Bradesco e consistia em ludibriar as vítimas para que estas deixassem a tela do caixa eletrônica aberta, de forma que eles conseguiam realizar transações não autorizadas em suas contas.
Logo depois que a vítima realizava a transação bancária e saía da agência, o golpista a chamava de volta e dizia ser necessário que ela inserisse novamente o cartão no caixa eletrônico para que ele não fosse bloqueado.
O golpista escolhia vítimas mais idosas e principalmente com menos discernimento, que acreditavam estar simplesmente recebendo ajuda de um indivíduo, sem imaginar suas reais intenções criminosas e seguiam suas orientações, momento em que o golpista rapidamente fazia as transações em suas contas.
Em ação conjunta com o setor de segurança do banco, Policiais da DIG – Delegacia de Investigações Geais – passaram a monitorar as agências onde os crimes ocorriam. Pelas imagens disponibilizadas pelo banco era possível perceber que o golpista era sempre o mesmo: um homem de meia idade, pardo, forte, mas sua ação era tão rápida que mesmo na ação conjunta não havia tempo hábil para a abordagem.
No último domingo (08), com o apoio da Guarda Civil Municipal, tentaram realizar a abordagem do indivíduo quando ele foi realizar um golpe na agência localizada na Avenida José Gomes da Rocha Leal, mas a ação foi tão rápida, que as viaturas só conseguiram chegar ao local depois dele já ter deixado a agência.
Na ocasião, ele abordou uma vítima, passando a “ajudá-la”, sendo constatado posteriormente que foi feito um saque não autorizado em sua contam, do valor de R$ 2.500,00. No decorrer das investigações, os investigadores apuraram que o golpista usava um veículo Fiat/Strada, de FYG-9I80 e tinha antecedentes pelo crime de estelionato, na mesma modalidade das registradas em Bragança, inclusive no interior de agências do Banco Bradesco e tinha sido preso em flagrante no dia 15 de julho último, sendo liberado no dia seguinte.
Assim, o veículo foi incluído no alerta do Centro de Operações Integradas da Guarda Civil Municipal e, no final da tarde desta terça-feira, ele adentrou à cidade e estacionou na Travessa Inácia da Silva Pimentel, em ferente à agência do Bradesco.
Os policiais fizeram campana e observaram quando uma mulher saiu de um estabelecimento em frente ao banco e entrou no veículo. Logo em seguida o condutor do veículo atravessou a rua e foi em direção a agência bancária. Logo os investigadores foram informados pelo setor de segurança da agência que ele estava tentando abordar uma mulher, a qual se desvencilhou dele, de forma que ele não havia conseguido finalizar o golpe.
Quando ele retornou para o carro, os policiais fizeram a abordagem, um homem de 43 anos e a mulher de 27 anos. Eles alegaram que estavam na cidade a passeio e que depois iriam para a cidade de Extrema/MG, também a passeio. Eles entraram no estabelecimento para tomar um sorvete, como um casal normal, para não chamar a atenção e dali observavam as pessoas que entravam no banco, até encontrarem a “vítima ideal”, uma idosa, que adentrou à agência.
Nesse momento o homem foi para a agência e a mulher retornou ao veículo, onde o aguardava e fazia a cobertura.
A vítima abordada pelo homem no interior da agência relatou aos policiais que após realizar a sua operação bancária, foi por ele chamada para colocar o cartão novamente no caixa eletrônico, dizendo que o cartão seria bloqueado, mas ela verificou que sua operação tinha sido finalizada e saiu da agência.
O casal foi levado para a DIG, autuado em flagrante por tentativa de estelionato e apresentado em audiência de custódia. Outras vítimas deverão comparecer à DIG nos próximos dias para fazer reconhecimento.