Publicidade Banner Alesp TV
Início Bragança Paulista Sistema de monitoramento por câmeras flagra tentativa de furto em escola municipal

Sistema de monitoramento por câmeras flagra tentativa de furto em escola municipal

0
Publicidade Banner Energisa

Na madrugada desta terça-feira (18), o sistema de monitoramento implantado pela Administração Municipal desempenhou um papel fundamental ao auxiliar a Guarda Civil Municipal (GCM) a flagrar um indivíduo na tentativa de furtar fios elétricos da Escola Municipal Fernanda Ximenes Fernandes, localizada no bairro Marina.

Após receberem o alerta de movimento acionado pelo sistema de monitoramento da unidade escolar, os agentes da GCM foram prontamente acionados através da CCO (Central de Controle Operacional) e constataram a presença de dois indivíduos tentando acessar o pátio da escola.

Ao chegarem no local, os agentes encontraram apenas um indivíduo, que estava carregando duas bolsas, algumas ferramentas e uma quantidade pequena de fios.

Diante dos fatos, o indivíduo foi conduzido ao plantão policial, onde foi registrado boletim de ocorrência de furto qualificado tentado.

Após ser ouvido pela autoridade policial, o indivíduo foi liberado para responder à acusação em liberdade.

Foram instaladas 555 câmeras de monitoramento, 308 sensores, 75 leitores faciais, 74 centrais de alarme, 75 armazenamentos e 75 detectores de chamas, levando mais segurança aos alunos, funcionários, professores e aos pais.

As câmeras operam 24 horas, nos 7 dias da semana e são acompanhadas simultaneamente pela Central de Controle Operacional (CCO), localizada na sede da Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Civil.

Além das câmeras de monitoramento, as escolas também contam com o Botão de Pânico, similar a um pequeno controle remoto que, ao ser acionado, emite um alerta para a Central de Monitoramento da Guarda Civil Municipal de Bragança Paulista avisando que algo perigoso está acontecendo na escola. O dispositivo fica em poder do responsável de cada unidade.

sistema de segurança e monitoramento visa aumentar a segurança nas unidades de ensino do município, coibindo também atos de vandalismo e furto nos prédios monitorados. Todas as imagens monitoradas são sigilosas e respeitam as regras da Lei de Proteção de Dados.