O Centro de Hematologia e Hemoterapia – Hemocentro da UNICAMP, com apoio da Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria de Saúde, realizará campanha para cadastro de doadores de Medula Óssea, no dia 01 de abril, das 9h às 13h, na Paróquia Nossa Senhora Conceição – Sé Catedral, Praça Raul Leme – Centro.
Para se cadastrar como doador, é preciso ter entre 18 e 35 anos, estar em bom estado geral de saúde, não ter doença infecciosa ou incapacitante e comparecer ao local da campanha alimentado, munido de RG, CPF e, quem tiver, o Cartão Nacional de Saúde (CNS). No dia do cadastro, será coletada uma amostra de sangue de aproximadamente 10 ml, que será submetida a um teste de laboratório para identificação das características do doador.
A chance de encontrar um doador de medula óssea compatível entre pessoas sem laço de parentesco é de uma em 100 mil, e entre pessoas da mesma família, a probabilidade é de 25%. Estes dados do Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME), reforçam que o transplante de medula óssea é a única esperança de cura para muitos portadores de leucemias e outras doenças do sangue.
A medula óssea é um tecido gelatinoso que ocupa o interior dos ossos, conhecido popularmente por ‘tutano’. Nela são produzidos os componentes do sangue: as hemácias (glóbulos vermelhos), os leucócitos (glóbulos brancos) e as plaquetas. O transplante de medula óssea é recomendado aos pacientes com doenças que afetam as células do sangue, como leucemias, anemia aplástica (produção insuficiente de células sanguíneas na medula óssea) e linfomas (câncer que começa nas células do sistema linfático).
Participe! Doar é uma prova de amor!