Na última terça-feira (07/02), aconteceu a solenidade no 34º Batalhão da Polícia Militar do Interior, sediado em Bragança Paulista, que rebatizou o prédio com o nome do 3º Sargento PM Nilson Mikio Furuta Junior, morto por criminosos em Atibaia em 2018. O sacrifício do policial em favor da sociedade também foi reconhecido por meio da entrega da medalha Cruz de Sangue a seus pais.
A solenidade contou com a presença do Coronel PM Rodrigo Eval Arena, Comandante do Comando de Policiamento do Interior 2; do Tenente Coronel PM Paulo, do 8º BPM/I – Campinas/SP; do Tenente Coronel PM Luis Augusto Satto, Comandante do 34º Batalhão de Polícia Militar do Interior de Bragança Paulista, acompanhado de todos os oficiais do 34º BPM/I; do Prefeito Prof. Amauri Sodré; do Prefeito de Atibaia, Emil Ono; dos pais do 3º Sargento PM Nilson, Sr. Nilson Mikio Furuta e Sra. Sueli Rosângela de Jesus.
A nova denominação do prédio do 34º BPM/I foi concedida por meio da Lei nº 17.581, de 08 de dezembro de 2022. A placa permanecerá fixada na entrada do batalhão, em local de destaque, “eternizando a história do nosso herói, 3º Sgt PM Nilson, e por lá conservar-se-á enquanto existirem estas instalações físicas”.
A Medalha Cruz de Sangue foi entregue aos familiares do homenageado. A condecoração é conferida aos policiais militares que, por injusta agressão física ou na prática de ação meritória, tenham recebido ferimentos ou falecido no desempenho da função policial-militar ou em razão dela. Foi entregue a medalha Grau Ouro, concedida aos familiares dos policiais militares cujos ferimentos tenham ensejado o seu falecimento.
“O 3º Sgt PM Nilson, da nossa vizinha Atibaia, foi tragicamente alvejado por criminosos no exercício de sua profissão. A homenagem é mais que justa e merecida, considerando que o policial faleceu como um herói, defendendo a comunidade com coragem e dedicação à causa pública”, destacou o Prefeito Prof. Amauri Sodré durante a solenidade.
Na madrugada de 19 de dezembro de 2018, o policial militar Cabo PM Nilson Mikio Furuta Junior, acompanhado de seu parceiro, o Cabo PM Marcio Aparecido Alves, deslocou-se com sua viatura para averiguar um veículo que possivelmente seria fruto de crime. Durante o deslocamento e aproximação do veículo, a equipe foi recebida por disparos de arma de fogo e o Cabo PM Nilson foi atingido gravemente por vários disparos, inclusive na região da cabeça.
O Cabo PM Alves, seu parceiro e encarregado da viatura, mesmo no assento de passageiro e também gravemente ferido, ainda conseguiu conduzir a viatura até local onde conseguiu obter apoio para receberem o devido socorro médico. Conduzidos ao Pronto Socorro do Hospital Albert Sabin, o Cabo PM Nilson teve o óbito constatado.
Sequencialmente a este fato, houve uma série de explosões a caixas eletrônicos na região central de Atibaia.
O Cabo PM Alves passou por diversas cirurgias e conseguiu se recuperar fisicamente. Outros três policiais militares foram feridos na ação da quadrilha de roubo a bancos, mas também se recuperaram. Infelizmente o Cabo PM Nilson faleceu, mas faleceu como um herói. Em virtude dos fatos, o Cabo PM Nilson foi promovido a 3º Sargento PM, dado o falecimento em razão do serviço.