Na manhã deste sábado (07), a Prefeitura de Bragança Paulista realizou uma operação conjunta para fiscalizar ambulantes que atuam de forma irregular nos semáforos e cruzamentos do município. Foram abordadas pessoas em vários pontos da cidade, que foram orientadas e também ofertados os serviços assistenciais disponíveis pelo Poder Público.
A ação conjunta teve participação das Secretarias Municipais de Segurança e Defesa Civil, através da Guarda Civil Municipal (GCM); Ação e Desenvolvimento Social (SEMADS), através da equipe de Abordagem Social; Mobilidade Urbana; Obras, por meio da Divisão de Projetos e Posturas (DIPP); Saúde, através da Vigilância Sanitária (VISA); e Comunicação Social. Os secretários municipais de Segurança e Defesa Civil, Dorival Francisco Bertin, e da SEMADS, Harumi Kawagoe, acompanharam as ações.
Foram abordados ambulantes nos cruzamentos da Avenida Juscelino K. de Oliveira com a Rua Peru, no Matadouro; na Avenida dos Imigrantes com a Plínio Salgado (rotatória do Posto Tasca); Avenida dos Imigrantes com a Travessa Riachuelo; Praça 9 de Julho; Avenida Dom Pedro I com Praça São Francisco (rotatória do Habib’s) e Avenida Tancredo Neves (Norte/Sul) com a Avenida Joanópolis e Rua Mauro de Próspero.
Foi constatado que a maioria das pessoas abordadas era de outras cidades e que vem a Bragança Paulista para vender mercadorias ou pedir esmolas. Conforme apurado, eram pessoas vindas de Campo Limpo Paulista, Atibaia e São Paulo. Estes foram orientados a voltarem às suas cidades de origem. Em um dos casos abordados, havia uma pessoa com deficiência na fala (mudez), que foi trazida de São Paulo e deixada aqui na cidade. Apenas um dos casos era de um morador de Bragança Paulista, sendo ofertados os serviços sociais do município, através do CRAS.
“O principal objetivo dessa ação é orientar essas pessoas que trabalham com o comércio ambulante irregular, que normalmente não são da cidade. Temos enfrentado um problema muito sério, pois já abordamos foragidos da Justiça comercializando nos semáforos junto a outros ambulantes, por isso é importante abordar essas pessoas constantemente e garantir a segurança de todos”, disse o Secretário Municipal de Segurança e Defesa Civil, Dorival Francisco Bertin.
“Todas as pessoas abordadas recebem orientações e são ofertados os serviços da SEMADS. A intenção é orientar. Pedimos à população que não dê esmolas, pois dessa forma contribui para que essas pessoas permaneçam nas ruas”, afirmou a Secretária da SEMADS, Harumi Kawagoe.
As ações de orientação e fiscalização de ambulantes e a abordagem social deverão se repetir nos próximos dias em diversos locais do município. Em todos os serviços oferecidos o principal objetivo é o resgate da dignidade, fortalecimento de vínculos familiares e/ou sociais, para garantir os direitos dessas pessoas. Dessa forma a Administração Municipal cuida da cidade, oferecendo serviços públicos para quem necessita, garantindo qualidade de vida e segurança a todos.
Telefones úteis:
- SEMADS – (11) 4032-4098
- Albergue Municipal – (11) 4035-2785
- Centro POP – (11) 4032-6400
- GCM – 153 ou 4603-1880