Unidade de Vigilância de Zoonoses e Centro Cirúrgico Veterinário completam um ano

0
Publicidade

Há um ano, Bragança Paulista recebia um grande investimento em benefício da população: a inauguração da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) e Centro Cirúrgico Veterinário. O prédio leva o nome de “Antonina Abi Chedid”, que dedicou a vida à causa animal.

Localizados na Rua Oswaldo Pinto de Moraes, s/n, na Hípica Jaguari, a Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) e o Centro Cirúrgico Veterinário (CCV) são geridos pelas Secretarias Municipais de Saúde e Meio Ambiente, que desenvolvem atividades voltadas à vigilância epidemiológica e de saúde animal, respectivamente.

A Unidade de Vigilância de Zoonoses está ligada à Divisão de Vigilância Epidemiológica e atua para garantir o bem-estar de animais e da população, com o controle das zoonoses (doenças que podem ser transmitidas de animais para seres humanos) e na prevenção de epidemias.

A UVZ conta com um Médico Veterinário, 22 Agentes de Controle de Endemias e quatro profissionais de apoio. A população pode entrar em contato pelo telefone 4033-0283.

Entre janeiro e 25 de outubro de 2022, foram atendidas pelo órgão 458 denúncias, sendo 72 de escorpiões, 49 de foco do mosquito Aedes aegypti (transmissor da dengue), 149 denúncias referentes a terrenos, 19 de morcegos, 100 sobre ratos, baratas e pombos, 58 denúncias pelo GIAP (https://bragancapaulista.giap.com.br) e 11 pelo e-Ouve (https://eouve.com.br/).

Entre janeiro e setembro, a unidade vacinou contra a raiva 622 cães e 52 gatos do Abrigo Faros D’Ajuda e encaminhados por protetores.

O Arrastão de Limpeza 2022 já fez 177 ações em bairros (os bairros são visitados mais de uma vez durante o ano) e foram retirados 288 caminhões de inservíveis.

Foram enviados, de janeiro a 25 de outubro de 2022, ao Instituto Butantã, 102 escorpiões. Nove morcegos foram encaminhados ao Instituto Pasteur.

O Centro Cirúrgico Veterinário é o primeiro do município e o trabalho é conduzido pela entidade Faros D’Ajuda, responsável pelo Canil Municipal e SAMUVET (Sistema de Atendimento Móvel de Urgência Veterinária). São atendidos no local os animais feridos e/ou acidentados resgatados pelo SAMUVET, que não possuem um tutor e estão em situação de rua.

Somente entre janeiro e outubro de 2022, foram realizadas 566 cirurgias, sendo 480 castrações, 68 cirurgias gerais e 18 ortopédicas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here