A história de um dos principais símbolos do progresso da região bragantina ganhou um novo desdobramento. Agora, a imponência da locomotiva Dr. Luiz Leme está encantando toda população em sua nova casa, o Lago do Taboão.
A transferência do veículo para a cabeceira do lago, em frente ao McDonald’s, ocorreu na manhã do último domingo (16), com o objetivo de dar mais visibilidade ao nosso patrimônio e a sua história que, por muitos anos, ficou reclusa em um espaço com pouca visibilidade.
“É um dia muito emocionante para mim porque estou realizando um sonho. Felizmente, a mudança da locomotiva para o Lago do Taboão ocorreu com êxito e agora toda população terá a oportunidade de conhecer uma parte da nossa história”, comenta o Prefeito Municipal, Prof. Amauri Sodré.
Além da transferência, a Administração Municipal pretende recuperar o veículo para preservar suas características originais e, posteriormente, incentivar e fomentar o seu potencial turístico a partir da realização de ações relacionadas à ferrovia, como descrito no Plano de Governo. Em breve, a Prefeitura instalará uma cobertura no local para proteger a locomotiva.
Emocionado, o Chefe de Gabinete, Dr. José Galileu de Mattos, relata sua relação com a locomotiva. “Meu tio, Galileu do Ó, foi o maquinista da locomotiva e eu e meu pai trabalhamos na estrada de ferro, então somos uma família de ferroviários. É muito emocionante ver a locomotiva ganhando o destaque que ela merece. Parabenizo o Prefeito Amauri pela excelente iniciativa”.
O Secretário de Habitação, André Bozola, comenta sobre a transferência do veículo. “A locomotiva faz parte da história de Bragança Paulista e merecia estar em um local de destaque, como o Lago do Taboão. O Prefeito Prof. Amauri solicitou que realizássemos a mudança para um local apropriado, possibilitando que a locomotiva ganhe a visibilidade que ela merece”.
O Secretário de Cultura e Turismo em exercício, André Azzi, fala sobre a importância do atrativo para o turismo local. “Estamos resgatando mais um símbolo da nossa cidade e deixando-o em evidência para que a população e os turistas conheçam uma parte da história de Bragança Paulista”, relata.