Com a intenção de alertar sobre os perigos do tabaco e oferecer ajuda na cessação de fumo, a Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que as Unidades Básicas de Saúde (UBS) oferecem tratamento para quem deseja parar de fumar.
Para participar, a pessoa interessada deve procurar a unidade de saúde de sua referência. O atendimento acontece em grupo, uma vez por semana, onde será avaliado a dosagem do medicamento ou adesivo a ser fornecido. Após o desmame do medicamento/adesivo esse encontro passa a ser quinzenal ou mensal.
As pessoas que pertencem às unidades Araras dos Mori, Planejada II, Cidade Jardim, Mãe dos Homens, Vila Aparecida e Vila Motta e que desejam participar, serão encaminhadas para outras unidades já credenciadas com o serviço.
Dados do Sistema de Vigilância de Fatores de Risco de Doenças Crônicas Não-Transmissíveis (Vigitel 2021) apontam que o percentual total de fumantes com 18 anos ou mais no Brasil é de 9,1%. Nesse cenário, 11,8% dos homens dessa faixa etária são fumantes, já as mulheres fumantes representam 6,7% dessa população.
O tabagismo é uma doença provocada pela dependência física à nicotina, e causa cerca de 50 doenças diferentes, como enfisema pulmonar, câncer e doenças cardiovasculares, como infarto agudo do miocárdio e acidente vascular cerebral. No Brasil, mais de 160 mil mortes por ano são atribuídas ao tabaco, segundo dados do Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde.