A Rede Municipal de Ensino de Bragança Paulista, mais uma vez, se destaca na educação básica como uma das melhores da região, atingindo a nota 6,3 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). O município ficou acima da nota proposta para 2021, que era 5,9.
Divulgado neste mês de setembro, o IDEB é uma das referências na medição da qualidade do aprendizado nacional e possibilita o monitoramento por meio de dados concretos, sendo calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP.
As médias de desempenho utilizadas são as da Prova Brasil (aprendizado dos alunos em língua portuguesa e matemática) e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB).
A educação é uma das prioridades da Administração Municipal, e a nota obtida evidencia os avanços que a Rede Municipal de Ensino teve nos últimos anos com investimentos em infraestrutura, tecnologia, segurança e projetos pedagógicos.
Apesar do contexto pandêmico enfrentado nos últimos anos, a Secretaria Municipal de Educação, por meio das equipes escolares, se reinventou e criou diversas estratégias de aprendizagem para obter esse resultado. Entre as estratégias estão o investimento em aulas on-line, através de grupos de Whatsapp, vídeo aulas, internet e Youtube. Graças a esse esforço da Rede Municipal de Ensino, o município de Bragança Paulista conseguiu manter a nota obtida em 2019.
“Mesmo passando por um contexto pandêmico, fomos atrás de estratégias para evitar a evasão escolar. A educação bragantina conseguiu sustentar os índices de 2019, através de investimentos maciços em materiais pedagógicos e um trabalho hercúleo dos professores, gestores e toda equipe da educação”, explicou o Secretário Municipal de Educação, Adilson Moreira Condesso.
O Prefeito Prof. Amauri Sodré agradeceu a todos os envolvidos nesse processo. “O resultado atingido foi através de muito trabalho de toda a equipe da educação. Parabenizo os professores, gestores e funcionários das escolas municipais pelo empenho e dedicação”.