Yakult recebe homenagem da Prefeitura de Bragança Paulista

Na cidade, a empresa mantém fazenda com produção de leite e criação do gado Wagyu, cuja carne é uma das mais valorizadas do mundo

0
Foto: Ilton Barbosa
Publicidade

A multinacional japonesa Yakult, líder global no segmento de leite fermentado, será agraciada com a Comenda Ignácia Pires Pimentel e Antônio Pires Pimentel, concedida pela Prefeitura de Bragança Paulista, no interior de São Paulo. A homenagem, cuja cerimônia de entrega será dia 22 de setembro, tem como objetivo valorizar as ações desenvolvidas por pessoas, empresas e instituições em prol de Bragança Paulista.

A Yakult está instalada na cidade desde a década de 1970 com uma fazenda que ocupa mais de 200 hectares. No local, a empresa se dedica à produção de parte do leite utilizado como matéria-prima dos leites fermentados da marca no Brasil e à criação de gado da raça Wagyu. “Receber essa homenagem é uma grande honra para a nossa empresa, que foi a responsável pela introdução da raça Wagyu no Brasil em 1992, quando trouxe um casal de animais do Japão para a fazenda em Bragança Paulista. Graças ao excelente trabalho da equipe, a Yakult é referência na área de melhoramento genético da raça no País”, ressalta o presidente da Yakult do Brasil, Atsushi Nemoto.

O plantel de Wagyu da Yakult é de aproximadamente 500 cabeças, inclusive com gados premiados nas principais exposições do segmento no Brasil. A multinacional tem um rebanho de matrizes e reprodutores altamente selecionados para as características de marmoreio e maciez, composto das melhores linhagens e famílias. O trabalho da Yakult Bragança prioriza a seleção e produção de animais de alto valor genético, com base em acasalamentos dirigidos e utilização do melhor material encontrado em países como Japão, Estados Unidos e Austrália.

Diferencial

A principal diferença da carne do Wagyu é o alto teor de marmoreio, o que confere maciez, suculência, aroma e sabor diferenciados. Essa ‘marmorização’ tem influência genética e sistema diferenciado de manejo e alimentação. O grau de marmoreio vai até 12 na escala japonesa, mas, no Brasil, o grau máximo está em torno de 8. “O marmoreio 5 a 6 já é excelente, não sendo possível ser alcançado por outras raças. Conseguir um marmoreio 12 é uma tarefa bastante difícil, um desafio para todos os produtores de Wagyu no Brasil”, explica o veterinário Rogério Uenishi, gerente da Yakult Bragança.

Mais informações

O Leite Fermentado Yakult completa 87 anos em 2022 e continua sendo o carro-chefe da empresa sediada em Tóquio, no Japão. Desde que o médico Minoru Shirota criou o leite fermentado com o exclusivo probiótico Lactobacillus casei Shirota, em 1935, e fundou a Yakult, em 1955, a empresa sempre teve grande preocupação em desenvolver alimentos que beneficiem a saúde das pessoas. Por isso, mantém o Instituto Central Yakult, em Kunitachi, Tóquio, que realiza inúmeros estudos relacionados ao intestino humano. Nos 40 países e regiões em que está presente, a Yakult possui aproximadamente 80 mil comerciantes autônomas (conhecidas como Yakult Ladies) – 32,7 mil no Japão e 47,5 mil em 12 outros países, incluindo o Brasil – que levam os produtos de porta a porta para milhões de consumidores, mesmo nos locais mais distantes. No mundo, mais de 40 milhões de pessoas consomem Leite Fermentado Yakult com Lactobacillus casei Shirota diariamente (resultado de 2020). Para outras informações, basta acessar o site www.yakult.com.br ou as redes sociais da empresa: Facebook/yakultbrasiloficial e Instagram@yakultbrasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here