Prefeitura de Bragança Paulista e comerciantes estudam integração do sistema de câmeras de monitoramento

0
Publicidade

Na segunda-feira (23/05), aconteceu reunião entre a Prefeitura, comerciantes e representantes da Polícia Militar e da Polícia Civil para debater a integração. Participaram o Vice-Prefeito Prof. Amauri Sodré; o Secretário Municipal de Segurança e Defesa Civil, Dorival Francisco Bertin; a Secretária de Planejamento, Camilla Gallucci Tomaselli; o Delegado Chefe da DIG (Delegacia de Investigações Gerais), Elton Costa; o Capitão PM Damilton Ramos Busato; o 1º Tenente PM Tony Francis Silvério; os representantes da Secretaria Municipal de Governo, Desenvolvimento Econômico e Inovação, Vitor Russi e Efigênia; o Presidente do SINCOBRAG (Sindicato do Comércio Varejista de Bragança Paulista), Gerson Teixeira e comerciantes.

O tema principal foi a possibilidade de criar um sistema integrado das câmeras que ficam nas fachadas dos comércios, voltadas para as calçadas e ruas, e o sistema de monitoramento operado pela Guarda Civil Municipal. Com essa integração será possível mas agilidade na investigação de crimes e identificação de suspeitos. Também será possível inibir ações criminosas.

“Nós temos mais de 2 mil câmeras instaladas em todo o município. Estamos neste momento em fase de integração do sistema de cerca de 100 câmeras em praças e espaços públicos. Vale lembrar que as câmeras de todas as escolas da rede municipal de ensino e dos prédios da Saúde também estão integradas à sala de monitoramento da Guarda Civil Municipal, o que já nos trouxe resultados positivos. Essa conversa com os comerciantes é fundamental para tornarmos a cidade ainda mais segura”, comentou o Secretário Municipal de Segurança e Defesa Civil, Dorival Francisco Bertin.

As sugestões dos comerciantes foram ouvidas, as polícias Civil e Militar falaram sobre a relevância das câmeras para o trabalho policial e a equipe técnica da Prefeitura explicou as opções de integração possíveis.

Foi definido que os comerciantes farão um levantamento das câmeras existentes nos comércios para que a equipe técnica da Administração Municipal possa verificar quais equipamentos estão aptos para a integração ao sistema de monitoramento. Uma nova reunião será marcada após esse levantamento.

O Presidente do SINCOBRAG, Gerson Teixeira agradeceu o espaço de diálogo. “Temos que nos unir para chegar a uma solução e esse debate tem sido fundamental”.

“Nossa Administração está preocupada com a segurança e ao recebermos essa demanda dos nossos empresários e comerciantes, prontamente nos colocamos à disposição para que seja alcançada a melhor solução, por meio do diálogo e de projeto conjunto”, destacou o Vice-Prefeito Prof. Amauri Sodré.

CENTRAL DE MONITORAMENTO

A Administração Jesus Chedid e Amauri Sodré tem investido constantemente em armamento, viaturas e equipamentos para fortalecer o trabalho da Guarda Civil Municipal, além de oferecer treinamentos aos guardas. Tem ainda dado todo o suporte para o GGI (Gabinete de Gestão Integrada), com ações conjuntas entre a Guarda Civil Municipal e demais forças de segurança.

Um dos investimentos tem sido no COI (Centro de Operações Integradas), tanto na implantação de novas câmeras e painéis de controle como no treinamento dos guardas que monitoram o sistema.

Todas as câmeras implantadas nas 72 escolas e prédios administrativos da Secretaria de Educação já estão integradas ao COI. As escolas contam ainda com câmeras equipadas com sensores de movimento. As câmeras dos prédios da Saúde (como postos de saúde e UPAs) também estão no sistema, assim como as que estão instaladas em prédios públicos e outros espaços públicos, como ruas e avenidas.

São, ao todo, aproximadamente 2 mil câmeras. Desse total, cerca de 100 câmeras espalhadas pela cidade contam com sensor de leitura de placas de veículos, o que facilita a integração com o sistema Detecta do Governo do Estado e a consequente identificação de veículos roubados, furtados ou usados para prática de crimes.

A entrada da cidade pelo Lago do Taboão está recebendo seis novas câmeras integradas
ao Detecta, câmeras de alta resolução e tecnologia de ponta, que possibilitam, inclusive, a contagem de quantos veículos passaram pelo local.

Todas as imagens monitoradas são sigilosas e respeitam as regras da Lei Geral de Proteção de Dados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here