Na manhã desta sexta-feira (11), a Guarda Civil Municipal (GCM) deteve um indivíduo após o mesmo furtar uma fábrica desativada na Alameda Quinze de Dezembro, no Jardim Recreio em Bragança Paulista. O criminoso subtraiu duas peças de ferro com cerca de 12 quilos e afirmou que tentaria fazer a venda do material em um ferro velho nas proximidades do local do crime.
O fato aconteceu após o recebimento de denúncia feita à Central de Comunicação Operacional (CCO), informando que um homem havia escalado um muro, praticado furto de algumas peças de um material de ferro em uma fábrica inativa na Alameda Quinze de Dezembro e, por fim, se evadido do local. Imediatamente uma equipe saiu em diligência pela região para capturar o indivíduo.
Na mesma área do crime cometido existe um estabelecimento do segmento de sucata e ferro-velho. Prontamente os GCM’s se dirigiram ao local com o intuito de verificar se o sujeito teria feito a tentativa da venda dos produtos furtados e para surpresa de todos, um homem com as mesmas características descritas na denúncia foi avistado em uma fila aguardando sua vez para a pesagem do material. O criminoso, que já é um velho conhecido da justiça pela vasta ficha criminal.
Ao ser indagado, o delinquente negou o crime, afirmando que encontrou o material em uma via pública. No entanto, ao apresentar os produtos em sua posse a um vigia da fábrica o mesmo reconheceu os produtos furtados. Diante dos fatos, o homem foi detido e encaminhado ao Plantão Policial para as deliberações cabíveis.
Vale frisar, que o município conta com a Lei Complementar nº 925/2022, que cria o licenciamento de empresas do ramo de depósito de sucata ou ferro velho, desmanche, desmonte, comércio de peças usadas, triagem de resíduos e congêneres. Pela lei, estão proibidos a aquisição, estocagem, comercialização, transporte, reciclagem, processamento e benefício de materiais sem a comprovação de origem, ficando os responsáveis pelos estabelecimentos sujeitos às medidas cabíveis.