O Governador João Doria decidiu nesta quinta-feira (2) atender recomendação do Comitê Científico para manter a exigência do uso de máscara em espaços abertos no estado. Após pedido de Doria na tarde da última terça (30), o órgão técnico pediu a manutenção da obrigatoriedade com a confirmação da variante ômicron do coronavírus em São Paulo. O Governo do Estado previa a flexibilização da medida a partir do próximo dia 11.
“Decidimos adotar essa medida por prudência com o cenário epidemiológico no estado. Todos os números demonstram que a pandemia está recuando em São Paulo, mas vamos optar pela precaução. O nosso maior compromisso é com a saúde da população”, disse Doria.
Na recomendação feita ao Governo de São Paulo, o Comitê Científico apontou que há incertezas quanto ao impacto da variante ômicron às vésperas do fim de ano. Os períodos de Natal e do Réveillon costumam provocar grandes aglomerações, o que facilita a transmissão de doenças respiratórias como a Covid-19.
São Paulo foi o primeiro estado a instituir um Centro de Contingência da Covid-19 no país, em 26 de fevereiro de 2020, imediatamente após a confirmação do primeiro caso da doença no Brasil. Além disso, São Paulo foi um dos primeiros estados a exigir o uso de máscara e a implantar a quarentena.
Vacinação em Bragança
A Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria de Saúde, realizará vacinação de 1ª, 2ª e 3ª dose sem agendamento contra a Covid-19 nos dias 2 e 3 de dezembro em 5 locais da cidade (Academia da Saúde – Parque dos Estados, unidade de saúde Henedina Cortez, antiga Biblioteca ao lado da Câmara Municipal, Bragança Garden Shopping e na unidade de saúde Santa Luzia).
Até a presente data foram aplicadas 149.920 doses, sendo que 137.351 já receberam a 2ª dose e 20.748 já receberam a 3ª dose do imunizante contra a Covid-19.