A Prefeitura da Estância de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, através da Divisão de Vigilância Epidemiológica e Controle de Doenças, iniciou na última quarta-feira (22), a intensificação das ações de controle de escorpião no município, conforme o cronograma abaixo:
- 23/09 – Quinta-feira – Henedina Cortez
- 24/09 – Sexta-feira – Jardim São Miguel
- 27/09 – Segunda-feira – Cruzeiro
- 28/09 – Terça-feira – Penha
- 29/09 – Quarta-feira – Vila Aparecida
- 30/09 – Quinta-feira – Santa Luzia
- 01/10 – Sexta-feira – Centro
“Até o presente momento estamos com 59 casos. E os bairros com maior incidência foram o Henedina Cortez (3), Jardim São Miguel (3), Cruzeiro (2), Penha (2), Vila Aparecida (4), Santa Luzia (2) e Centro (3)”, disse Juliana Schevenin, Chefe da Divisão Epidemiológica e Controle de Doenças.
A Administração solicita aos munícipes que recebam os agentes nestas ações de trabalho de orientação, combate e controle de escorpião, os quais estarão identificados com camiseta e crachá. Além disso, é importante evitar o acúmulo de madeiras, desinfetar e vedar ralos, vedar as portas e telar as janelas, examinar calçados e roupas, evitar acúmulo de materiais e detritos de construção, aparar grama e retirar o mato alto, rebocar paredes e vedar rachaduras e acondicionar bem o lixo e manter o local higienizado.
Caso seja encontrado algum escorpião, o Ministério da Saúde orienta, se possível, capturar o animal, levá-lo até a Vigilância Epidemiológica que é a responsável pela fiscalização. Em caso de picada, a pessoa deve limpar o local com água e sabão e procurar, imediatamente, orientação médica no Hospital Universitário São Francisco. O telefone da Divisão de Vigilância Epidemiológica é (11) 4034-4144.