Frio intenso exige cuidados também com os animais de estimação

Algumas atitudes ajudam a proteger cães e gatos do frio

0
Publicidade

Nesta quarta-feira (28/07), uma frente fria atingiu Bragança Paulista e região, derrubando as temperaturas. Além dos cuidados que as pessoas devem tomar para se proteger do frio, é preciso também dar atenção especial aos animais de estimação.

Segundo o CPTEC/INPE (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), na quinta-feira (29), a mínima deve ser de 3ºC e sexta-feira (30), 2ºC. E com o frio intenso é preciso alguns cuidados para manter os pets aquecidos.

Uma das atitudes mais importantes é manter os animais em local apropriado e com cobertores ou roupinhas (cabendo informar que este meio de aquecimento não é obrigatório, pois é uma espécie de auxílio, visto que a pelagem é um meio de aquecimento, por este motivo trocarem de pelagem em determinadas épocas do ano).

Caso o animal fique no quintal, é importante ter uma casinha de tamanho adequado ou estar em locais cobertos, em espaço protegido da chuva e de correntes de ar.

Os animais de estimação também são suscetíveis às doenças associadas às baixas
temperaturas, como gripes, resfriados, doenças respiratórias e problemas osteoarticulares. Caso notem alguma alteração, os tutores devem procurar profissionais para medidas específicas para cada caso. Não deve ser administrada medicação de forma não orientada.

Outra atitude importante é evitar banhos frequentes nos dias mais frios. No caso de cães e gatos com pelos longos, a dica é evitar a tosa quando as temperaturas estiverem mais baixas. Os pelos ajudam na proteção contra o frio. Para os animais de pelo curto, podem ser usadas roupinhas, desde que sejam confortáveis e não restrinjam movimentos e a respiração. É importante ainda evitar passeios nos horários com temperaturas mais baixas.

A alimentação merece atenção especial no frio, pois é o período em que os animais gastam mais calorias para manter o corpo aquecido. A recomendação é aumentar a quantidade de ração ou alimento entre 10% e 20%. Cabe também salientar que independentemente da época do ano, os cães e gatos devem estar com as vacinas virais em dia, pois alterações climáticas e até mesmo estresse de mudança poderão ocasionar a baixa da imunidade e com isso a contaminação viral.

E para aqueles que podem ajudar ao próximo, além de doar cobertores e agasalhos para crianças, adultos e idosos pela Campanha do Agasalho do município, é possível deixar roupinhas e cobertas para os animais nas caixas de arrecadação. Você também pode procurar os protetores independentes e as ongs para doar roupinhas, casinhas ou cobertores. Com certeza as doações serão muito bem recebidas pelos animais abrigados.

Caso se depare com algum animal de rua doente e/ou debilitado em virtude da baixa temperatura, a orientação é de acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência Veterinária (SAMUVET) do município de Bragança Paulista. O SAMUVET pode ser acionado no telefone (11) 94304-1312, que possibilita tanto ligações quanto o contato pelo aplicativo de mensagens Whatsapp.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here