Desde o dia 16 de abril todo o Estado de São Paulo está na “Fase de Transição”, do Plano São Paulo de Retomada Econômica e Enfrentamento do Coronavírus (Covid-19). A etapa em vigor possui medidas que permeiam entre a Fase 1 (Vermelha) e a Fase 2 (Laranja).
Mesmo com a “Fase de Transição” permitindo a liberação de algumas atividades e setores da economia, por outro lado, outros segmentos permanecem proibidos em todo Estado. A Prefeitura de Bragança Paulista, com o intuito de reforçar as ações para enfrentamento à pandemia do Covid-19, a partir deste sábado (05/06) suspenderá algumas atividades de cunho coletivo até o dia 14 de junho.
Este é o caso das atividades esportivas coletivas de lazer como partidas de futebol amador, futebol de rua, voleibol amador, dentre outras modalidades. A medida suspensiva se estende aos centros de ginástica e dança, que só poderão realizar exclusivamente aulas e práticas individuais.
A interrupção acontece tendo em vista que na Fase Vermelha não é permitida qualquer atividade esportiva ou similar, bem como na Fase Laranja são autorizadas apenas aulas e práticas individuais, ficando suspensas tais atividades em grupo, com exceção das equipes de esporte de alto rendimento, que são regidas por confederações e federações desportivas e possuem medidas próprias.
A locação ou cessão gratuita de chácaras e casas para realizações de festas e eventos, inclusive de cunho familiar, continua proibida, conforme previsto no Decreto Municipal nº 3.566/2021. Tal medida se mantém, levando em consideração os inúmeros registros de ocorrências deste cunho registrados no município.
Academias que tenham aulas individuais e sigam o horário de funcionamento dentro do previsto pelo município, além das medidas sanitárias recomendadas, poderão permanecer funcionando normalmente. Buffets poderão prosseguir com seus respectivos atendimentos, desde que ofereçam serviço de mesa e respeitem os critérios de higienização, distanciamento, dentre outras medidas como a proibição da pista de dança.
A Prefeitura de Bragança Paulista reitera o pedido de colaboração por parte da população, salientando que as medidas previstas pelo Plano São Paulo e adotadas pelo município são fundamentais para impedir uma maior proliferação do vírus. Em caso de dúvidas, os munícipes podem entrar em contato com a Central de Atendimento ao Público no telefone 0800 580 0678.