Amparo terá fase emergencial por 15 dias e anuncia lockdown aos fins de semana

Nos dias 4, 5, 6, além de 11, 12 e 13 de junho até mercados, posto de combustíveis e transporte público não vão funcionar. Medida tenta conter avanço da Covid-19 na cidade; mortes em maio superam 2020 inteiro.

0
Publicidade

Com 100% de ocupação nos leitos de UTIs e enfermarias, a Prefeitura de Amparo (SP) entrará, a partir desta terça-feira (1º), na fase vermelha emergencial do Plano São Paulo, que permite a abertura apenas de serviços essenciais. A medida tem validade por 15 dias.

Além disso, o Executivo anunciou, nesta segunda-feira (31), que o município vai adotar um lockdown nos próximos dois finais de semana, quando haverá proibição de funcionamento de mercados, postos de combustíveis e transporte público.

A medida tenta conter o avanço de casos de Covid-19 na cidade. A estância turística do Circuito das Águas enfrenta o pior momento da doença, com o registro de 46 óbitos em maio, número superior do que o contabilizado durante todo o ano de 2020. O governo municipal decidiu suspender as aulas nas escolas das redes municipal, estadual e particular a partir desta segunda. A previsão de retorno é para o segundo semestre.

Segundo a administração, a cidade está com ocupação total nos leitos de UTI e enfermaria das três unidades médicas, além do Hospital de Campanha, construído há dois meses.

Regras da Fase Emergencial e do Lockdown

A fase emergencial entra em vigor a partir desta terça-feira e segue até quinta (3). Depois, ela será retomada na segunda-feira (7), também com validade até quinta (10). Já nos próximos dois finais de semana, dias 4, 5 e 6; e 11, 12 e 13 de junho, entrará em vigor o lockdown em Amparo.

Durante a fase emergencial, apenas serviços essenciais estão autorizados a trabalhar, que é o caso de serviços de saúde, alimentação, farmácias e postos de combustíveis. Os mercados ficarão abertos até 0h para que a população tenha tempo de fazer as compras para o final de semana de lockdown, que começa na sexta-feira (4).

No lockdown, até parte do comércio essencial está proibido de abrir e os únicos setores que poderão atender com porta aberta são as unidades de saúde e farmácias. Os serviços de alimentação, como restaurantes e mercados, só podem funcionar com delivery. Os funcionários devem se cadastrar no site da prefeitura para conseguir uma autorização especial de circulação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here