O “Maio Amarelo” é uma ação que cresce a cada ano. O mês de maio está chegando ao fim, mas o “Respeito e a Responsabilidade”, tema deste ano da campanha, devem continuar no dia a dia no trânsito.
Nesta edição do Maio Amarelo, a Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU), realizou palestras sobre a temática “Respeito e Responsabilidade. Pratique no Trânsito” em escolas da rede pública e privada e ensino superior, além da divulgação de banners e faixas de comunicação espalhadas pela cidade.
O tema proposto neste ano nos obrigar a fazer uma reflexão do que tem faltado no dia a dia no trânsito: o respeito e a responsabilidade. “A empatia é o principal mote da campanha deste ano. Ou seja, não faça para o outro o que você não quer que alguém faça a você”, afirmou o Secretário Municipal de Mobilidade Urbana, Rogério Crantschaninov.
Nas escolas da Rede Municipal de Educação, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, por meio do Centro de Educação Ambiental Sala Verde Pindorama, realizou atividades com alunos, tanto presencial, quanto remoto, a fim de refletir sobre a importância de uma conduta mais humanizada, tolerante e fraterna no trânsito de cada cidadão, seja ele pedestre, ciclista, motociclista, motorista ou passageiro.
As ações ocorreram de forma lúdica, com vídeos com orientações sobre o movimento Maio Amarelo, curiosidades, links de jogos para os alunos brincarem em família e refletirem sobre as ações individuais e coletivas no trânsito.
Na última semana, o Secretário de Mobilidade, Rogério Crantschaninov, proferiu uma palestra sobre “Segurança no trânsito e direção defensiva “num evento da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), da Universidade São Francisco (USF).
Na última sexta-feira (31/05), a agente de trânsito Adriane Conceição Duque realizou três palestras no Colégio Adventista, a pedido da escola.
A Secretaria de Mobilidade Urbana salienta que apesar do fim das atividades do calendário da Campanha, ações visando educar, conscientizar, formar cidadãos responsáveis, autônomos, comprometidos com a preservação da vida e, consequentemente, reduzir o número de acidentes e mortes, continuarão sendo realizadas em Bragança Paulista.